quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Obras federais terão critérios de sustentabilidade

A partir de agora todas
as aquisições de bens e a contratação de obras e
serviços pelos órgãos do governo federal, em todo
o País, terão que seguir o critério de seleção
por produtos e serviços ambiental ou socialmente
sustentáveis. É o que determina a Instrução
Normativa (nº 01/2010),publicada recentemente
pelo governo federal.Para a bancada do Partido
Verde a determinação coloca em vigor iniciativas
de proteção previstas em projetos importantes,
como o PL 18/07, de autoria do deputado
Sarney Filho (MA), Obras federais terão
critérios de sustentabilidade que instituiu a Política
Nacional sobre Mudança do Clima (Lei 12.187/09),
além de atentar para os efeitos climáticos que
o mundo vem sofrendo por conta da emissão
de gases poluentes e de reforçar a posição do País
no sentido de preservar o meio ambiente e de lutar
contra o aquecimento global

Mensagem para Marina Silva

Prezada Senadora Marina Silva,

Durante longos anos milito na causa em defesa do meio ambiente em Tapes, na região e no Estado, além de apoiar atualmente iniciativas em diversos lugares do Brasil e do Mundo, visando a denúncia dos crimes contra o meio ambiente ou a eco-comunicação ecologizadora que necessita se ampliar e se enraizar neste país e no planeta. Só assim acredito que poderemos mudar para melhor.
Durante todos estes anos, sempre tive como referência pessoas como Lutzemberger, o Carneiro, a Zilda e tantos outros de grande envergadura no cenário regional, e sabendo que Chico Mendes e Você são pessoas que considero como baluartes de uma luta em que os vencidos são a grande maioria, e os vencedores são sempre os mesmos, os que detém o poder econômico e político.
Cada dia que passa, recebo mais e mais comentários de pessoas que acreditam como Eu, que chegou vosso momento de assumir uma relação mais proveitosa com o poder absoluto que tem um Presidente da República. Proveitosa no sentido de fazer algo mais justo e equilibrado em um país rico, de um povo pobre, não apenas financeiramente.
Consigo enxergar este momento, que pode da forma racional não ser agora, mas poderá levada pela emoção e pela esperança "acontecer" agora esta virada.
Muitas pessoas estão descrentes e vossa candidatura é a tábua de salvação para milhões de pessoas que votam de forma inteligente, e deste voto acredito devamos cuidar com carinho, porque com certeza queremos este voto, inteligente e capaz de trazer a verdade e a importância da política e do voto à milhões de outros, que na "ingnorância" oriunda seja da fome de comida ou de poder, acabam aceitando a compra de seu voto ou seu "curral" eleitoral.
Estas pessoas precisam ter a esperança de não mais vender o voto ou se submeter aos "obscuros interesses" da política e dos partidos; o que pode lhe tirar da mesma "roda" que segue inexorável a sua trajetória de manter um sistema já corroído.
Podemos começar a mudar esta relação "escravagista" dos brasileiros com as urnas e fazer do voto, que irei buscar de todos e incentivar de todas as formas em minha região e no país os eleitores de todos os matizes e até aqueles que não mais acreditam na política, para que isto mude, e não tenhamos mais que protestar por decisões que irão colocar em risco a vida e a biodiversidade deste país, algum dia, espero, caso hoje da Usina de "Belo Mostro". A pergunta que fica é, quem pagará o PAC ou o pato num futuro próximo? Normalmente sabemos que os passivos ambientais serão para todos, e os ativos econômicos para alguns.
Fiquei honrado com o convite para aquela reunião onde senti seu abraço de Luz e Paz, e por isso mais energizado para manter acesa esta luta em defesa de um ideal, mesmo que isto nos custe caro, as vezes.
Assim como em 2008 na III CNMA, em Brasília, mais uma vez senti sua presença de forma importante e sabendo que algo de bom ocorrerá para o Brasil através de sua pessoa.
Abaixo envio uma mensagem que publiquei no Blog que edito em nossa REDE.
Saudações Verdes e ambientalistas,

Grande abraço!

Júlio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS