segunda-feira, 13 de junho de 2011

Conclamação aos nosso parlamentares!

O que falar sobre impostos no Brasil? Que são abusivos? Não. Isto já está batido! Que se gasta em torno de 5 meses ao ano para quitar o total de impostos do Estado do Brasil? Também não! Isto todos já sabem idem.


A imprensa já divulgou várias vezes, cumprindo com o seu papel. Mas nem precisava. O cidadão, o trabalhador, enfim, o povo sente no bolso, sempre! Então, o que dizer sobre impostos? Bem, eu tenho uma convicção, e ela se centra numa só palavra: reação! Da sociedade e, principalmente, dos nossos representantes!

Porque não adianta protestar ou denunciar. São parcos os resultados práticos. Eu quero fazer diferente, eu quero é propor! Propor aos representantes que reajam em favor do povo, do cidadão comum, em favor de seus eleitores! Que enfrentem o desafio: o de defender os interesses dos cidadãos que representam (e que, aliás, pagam os seus salários).

Não é possível que eles não achem caro o preço da gasolina. Não consigo imaginar que algum vereador ou deputado suba a tribuna para elogiar esse preço ou para defender o aumento da carga tributária. Isto é inconcebível até mesmo para a imaginação de cada um de nós, seus eleitores.

Não bastasse o valor absurdo da gasolina, de Seguro Obrigatório, do IPVA que nunca vai para as estradas e o constitucionalmente discutível pedágio; não bastasse todos os juros abusivos nos financiamentos, agora querem impor uma neurótica inspeção veicular! Sob o sofisma patético de reduzir a poluição sonora e de gases. Ora, por favor! Chega de subestimar a nossa inteligência! Isto não resolverá questões estruturais de transporte e trânsito no Rio Grande do Sul. Não melhorará a logística, não duplicará estradas, não desafogará o trânsito caótico das cidades. Só aumentará a arrecadação do governo, sem retorno objetivo nenhum para a sociedade.

Se o que desejam é melhorar as finanças do Estado, que reduzam custos! Que diminuam secretarias e cargos de confiança, que só aumentam a cada governo! Se o que desejam é a diminuição da poluição, que não aviltem o já onerado cidadão!

Chega! Precisamos dar um basta nessa acomodação. Eu quero é conclamar nossos atuais representantes a, verdadeiramente, lutarem e defenderem os interesses daqueles a quem devem representar. Que eles gritem e esbravejem nas suas respectivas tribunas: chega de mais imposto$!

Se vossas excelências não sabem os interesses de quem representam, eu os ajudo a lembrar: são os interesses do povo! Eu e mais de 190 mil rio-grandinos e mais de 12 milhões de rio-grandenses aguardamos os resultados do vosso trabalho, sem esquecerem que foi o povo que lhes concedeu esse mandato e sem esquecerem de que a força do povo está nas urnas. Portanto, senhores legisladores, cumpram com a obrigação que lhes foi oportunizada pelo povo e nos defendam! Está lançado o desafio. Muito obrigado.

Matheus Duarte*
*Advogado rio-grandino