terça-feira, 29 de novembro de 2011

CONVENÇÃO NACIONAL: Atualização do Estatuto, coligações e Reforma Política

Atualização estatutária e reforma política foram os temas centrais que tomaram conta dos debates da Convenção Nacional do PV realizada neste fim-de-semana em Brasília.
“Muito embora tenhamos um instrumento avançado, a atualização estatutária é importante para que nossa resposta institucional possa vir amparada com mais agilidade e menos burocracia”, comentou a Secretária Nacional para Assuntos Jurídicos do PV, Vera Motta.
Entre as principais alterações, foi aprovado o fim da Comissões Executivas Provisórias e a redução do percentual de votos exigido para a formação de diretórios estaduais, que passa a ser de 3% nas eleições à Câmara Federal.
Durante a Convenção, foi estabelecida uma Comissão de Sistematização de Informações, visando coletar a compartilhar dados enviados pelas executivas estaduais sobre a situação dos municípios, potenciais candidatos a prefeitos e coligações que o partido possa fazer para as eleições de 2012.
A partir de toda essa sistematização o partido definirá em uma próxima reunião a ser marcada a sua posição sobre candidaturas próprias e coligações.
Para o Presidente Nacional do PV, José Luis Penna, o momento é importante e oportuno para a reflexão entre os diretórios e a convenção traz esse espaço. “É muito importante fecharmos posições. O partido não tem dificuldades com alianças e iremos discuti-las. Mas nossas alianças devem programáticas e construídas a partir de uma agenda mínima. E também que tenhamos pontos programáticos que sejam compatíveis com o pensamento verde. Os debates aqui e as realidades nos estados vão nos trazer essas respostas”, declarou Penna em sua fala.
Questões como a sustentabilidade financeira do partido, os projetos e trabalhos realizados pelas executivas estaduais e a importância da ampliação do investimento em comunicação para dar mais visibilidade ao Partido, também foram temas que os presidentes das executivas trataram durante suas falas.
A Reforma Política em discussão no Congresso Nacional também esteve na pauta da Convenção. Questões relacionadas ao voto direto, ou distrital, a adoção de lista fechada ou aberta e ao financiamento público de campanhas foram os principais tópicos comentados pelos convencionais.
Participaram da Convenção, Conselheiros Nacionais, presidentes e representantes das executivas estaduais dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão Mato Grosso do Sul, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins.

PV de Ivoti conquista novos filiados



Ocorreu no dia 26/11/2011 jantar de apresentação do PV Ivoti na sede campestre da Sociedade Harmonia.
O evento contou com a presença da comunidade ivotiense  com destaque para pequenos agricultores de cultura orgânica, representantes dos municípios vizinhos; Estância Velha, Novo Hamburgo e Campo Bom .  A presidente do PV local Luize Sehn agradeceu a  todos que  prestigiaram  o convite e deseja  que  na cidade das flores seja possivel cultivar juntos este sonho de mudança para uma cultura de sustentabilidade e deixar uma herança de bens naturais para os filhos desta terra.
Os integrantes da Executiva Estadual  Marco Santos Mikonga e Montserrat Martins abonaram novas filiações ao PV de Ivoti.
A comissão executiva do PV de Ivoti é composta por: Luize Sehn (presidente), Antonio Luiz Rhoden (vice-presidente), Luiz Fernando de Moura Ramos (secretário de organização), Mateus Couto Pereira (secretário de finanças), Tiago Adriano Schneider (secretário da juventude) e Júlia Victória Grohmann Finger (secretária da mulher).