segunda-feira, 1 de março de 2010

AGROTÓXICOS NO BRASIL!

Os Agrotóxicos começaram a entrar no Brasil, a partir da década de vinte, mas principalmente com a implantação da revolução verde no Brasil, nos anos 50, foi onde começamos a ser cobaias das grandes transnacionais agroquímicas;
Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou ¨substâncias nocivas¨. Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água e ração contaminadas.
O Brasil é hoje um dos maiores compradores de agrotóxicos do mundo, portanto a causa de intoxicações de pessoas por estas substâncias, crescem absurdamente, tanto entre os trabalhadores rurais quanto em consumidores que se contaminam através dos alimentos, alguns estudos mostram que há indícios da presença de agrotóxicos no leite materno, o que poderia causar defeitos genéticos em bebês nascidos de mães contaminadas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos levou à degradação dos recursos naturais - solo, água, flora e fauna -, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.
Além de agredir o meio ambiente, a saúde também pode ser afetada pelo excesso destas substâncias. Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.
Alguns consumidores, não satisfeitos em consumir alimentos que possam conter resíduos tóxicos, estão exigindo a produção de alimentos fabricados e armazenados sem agrotóxicos. Os alimentos orgânicos - isentos de agrotóxicos - estão ganhando a atenção dos consumidores interessados neste assunto.
Mas devido ainda a grande força das multinacionais do agrotóxico, o governo federal pouco faz ou nada faz para colocar na mesa dos brasileiros alimentos mais saudáveis. Enquanto isso, vamos nos contaminando dia a dia.

JANIO ALBERTO LIMA
PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE ALEGRETE RS

Lideranças do PV RS prestigiam convite de Chico Libório pré candidato a deputado estadual do PV.




Neste domingo (28-02) ao meio dia no CTG da CEE em Porto Alegre, Chico Libório pré-candidato a deputado estadual do Partido Verde reuniu seus apoiadores e lideranças do PV do RS. José Araujo foi o responsável pelos convites. Participaram do evento; Marivaine Alencastro, Marco Santos Mikonga, Montserrat Martins, Luis Carlos Moreira, Nelton Vantuir , Nelcir Zaffari e o vereador Ricardo Canabarro.
Emocionado o anfitrião Chico Libório falou com seus apoiadores da importância da proposta que o PV leva a sociedade. Os pré-candidatos a deputados federais Mikonga e Zaffari e os candidatos a governador presentes Moreira e Montserrat que disputam a vaga de governador também discursaram.