quinta-feira, 28 de junho de 2012

Seminário Cidades Sustentáveis: o Desafio do Século XXI



Data: Domingo, 1º de julho
Local:  Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Público-alvo: membros das executivas municipais, pré-candidatos, outros filiados e simpatizantes do PV      

Objetivo geral:
·   Promover a mobilização e a sensibilização dos diversos segmentos da sociedade na construção de cidades sustentáveis, visando o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental através da implantação de conceitos, práticas e ferramentas de sustentabilidade na gestão pública local.

Objetivos específicos:
·   Promover a reflexão crítica acerca da relação entre os seres humanos e a natureza, problematizando o contrato natural e seus limites e os desafios na sociedade pós-moderna.
·   Analisar os problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais vivenciados pelas  cidades brasileiras, destacando os desafios da gestão pública decorrentes dos padrões de produção e consumo da população em geral e das mudanças climáticas.
·   Divulgar os conceitos de sustentabilidade (verdes), sistematizando práticas e ferramentas na gestão pública local e para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.
·   Documentar o seminário em mídia (dvd, fotos, relatório em pdf), com vistas à difusão dos relatos, das experiências apresentadas nos painéis e dos debates nas plenárias.

Programação:

9h30min
Credenciamento e retirada de materiais
10h
Abertura dos trabalhos – Marivaine Alencastro, presidente estadual do PV
10h30min
Políticas públicas verdes: um caminho para a sustentabilidade – Mara Pohlmann, pedagoga envolvida com as questões ambientais, as políticas públicas verdes e a causa indígena
14h
Eleições municipais 2012: campanha e prestação de contas – professor Marcos Monteiro, secretário estadual de Organização do PV     
14h45min
Coffee-Break
15h
Sustentabilidade – O que significa economia verde? - Filipe de Oliveira, professor de Física, engenheiro, fundador do Grupo Educacional Unificado, ambientalista e urbanista
Exibição do filme A história das coisas

Responsável: Marivaine Alencastro, presidente estadual do PV
Telefones: (51) 3085-2109  ou 9844-0559

Inscrições e informações: Sônia Zanchetta, secretária estadual de Comunicação do PV
Tefefones: (51) 3041-15.27 ou 9116.9040


PV Xangrilá


Caros amigos e partidários
Dia de 30 junho, sábado próximo, estaremos reunidos para a convenção do PV Xangri-Lá.
Convidamos todos aqueles que amam nossa praia e nossa cidade, para confraternizar conosco e escolher nossos representantes na eleição de outubro.
Dia 30 de junho, as 13hs, no Papas, Avenida Central de Atlântida.
Att

Krishna Casaccia Soares
Presidente do PV Xangri-Lá