quarta-feira, 6 de abril de 2011

TRIBUNAL FEDERAL DERRUBA LIMINAR QUE IMPEDIA CONTINUIDADE DO PROJETO BELO MONTE

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, derrubou a liminar que impedia a continuidade da construção da Usina de Belo Monte.

E agora o que o desastre se aproxima, o que fazer ?

Este projeto tem a aparência de um Tsunami, vai destruir tudo o que encontrar pela frente, a floresta, a biodiversidade, as terras e os povos indígenas, as comunidades ribeirinhas e até mesmo o clima da região.

Há tantas opções para gerar energia, a biomassa, a solar, a eólica, o biocombustível, entre outras, mas há somente uma alternativa para salvar o planeta e esta é a preservação das florestas.

O planeta e todos os seus habitantes dependem da Floresta Amazônica, esta presta um serviço inestimável em relação à manutenção do clima, às emissões de carbono, à preservação da vida e das espécies, somente uma floresta do tamanho da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, pode prestar este serviço.

Os números do Tsunami Amazônico

- uma extensão de 100 Km do Rio Xingu será ocupada; em consequência a região sofrerá uma significativa mudança no clima e na temperatura.

- 516 quilômetros quadrados de floresta ficarão submersas; em consequência o ecossistema será alterado.

- 40.000 índios de 9 etnias serão retirados de suas terras e inúmeras comunidades ribeirinhas, quilombolas e rurais perderão suas propriedades.

- 20.000 exemplares da fauna amazônica serão colocadas em risco de vida, se não forem retiradas antes do lago se formar, mas estima-se que somente 25% destes serão salvos; este fato contribui significativamente para a extinção de espécies raras que habitam apenas a região amazônica.

- um incalculável numero de espécies raras da flora amazônica, que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta, desaparecerão sob as águas do gigantesco lago.

- núcleos habitacionais se formarão em meio a floresta, durante e após a construção da usina, com a chegada dos mais de 20.000 operários; a degradação ambiental que se originará destas ocupações pela falta de saneamento básico, aumento do fluxo de veículos e poluição de diferentes tipos, terá efeito catastrófico.

- se considerado apenas o ganho em geração de energia, que será em media de 4.000 MW, chega-se à conclusão de que o projeto não é bom para a região.

Júlio Faria Corrêa
Secretário de Finanças do PV de Porto Alegre