sexta-feira, 25 de março de 2011

Democratização interna no PV é defendida por lideranças.

Marina diz que continua no PV, com renovação


A ex-senadora Marina Silva manifestou ontem o desejo de continuar no Partido Verde e pregou uma "renovação política" da sigla, por meio da maior realização de convenções e eleições diretas. Em nota, Marina criticou a decisão da Executiva Nacional do PV de ampliar o seu mandato, o que, segundo ela, vai "na contramão" do que foi defendido na campanha eleitoral de 2010, quando foi candidata à presidência da República. "Reafirmo meu desejo de permanecer neste PV, contribuindo para seu crescimento e qualidade política", afirmou. "Se deixarmos de lado a renovação política, acabou-se a moral para falar de sonhos, de ética, de um mundo mais justo e responsável com o meio ambiente. Podemos até continuar falando, mas soará falso, como voz metálica de robô", avaliou. Os aliados da ex-senadora formaram o grupo "Transição Democrática", que pede mudanças internas na sigla.

PV não pode ser feudo de dirigentes, diz Gabeira

PV não pode ser feudo de dirigentes, diz GabeiraGabeira classificou a disputa interna dos verdes de "burra" e "patética". "É uma briga pelo poder patética", disse


Em ato comandado pela ex-presidenciável Marina Silva (PV-AC), o ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou nesta quinta-feira que o PV "não pode ser um feudo" de seus dirigentes.

Ele defendeu uma troca de comando na sigla, comandada desde 1999 pelo presidente José Luiz Penna.
"É uma luta pela democracia", disse. "O partido não pode ser um feudo de ninguém, em lugar nenhum do Brasil."
Gabeira classificou a disputa interna dos verdes de "burra" e "patética". "É uma briga pelo poder patética", disse.
"Temos que fortalecer a Marina como política e como candidata. Ela é, do ponto de vista humano e eleitoral, o melhor que temos a oferecer à sociedade brasileira."

Ex-coordenador da campanha presidencial de Marina, o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) acusou Penna de comandar o partido com truculência.

"O clima tem sido de truculência e intimidação generalizada", disse. "Tem pessoas sentadas em cima da legenda."

Marina comandou ato pela "democratização" do PV em São Paulo. Participaram oito dos 14 deputados federais da legenda, além de candidatos a governador derrotados em 2010, como Fábio Feldmann (SP) e Sérgio Xavier (PE).