segunda-feira, 15 de março de 2010

Conheça Montserrat Martins o candidato a governador do PV RS


Montserrat Martins é médico e tem formação multidisciplinar que inclui ciências jurídicas e sociais, comunicação e cinema. Graduou-se em Medicina em 1982 pela atual UCSPA (2ª melhor do país após a USP, segundo o MEC). Posteriormente formou-se em Direito pela UFRGS em 1996, sendo aprovado no exame da OAB do mesmo ano. Também foi acadêmico de Comunicação Social e fez cursos de Cinema e Roteiros, tendo dirigido o filme Lucas, que foi apresentado na rede de Escolas Abertas de Porto Alegre em 2004. Tem especialização em teoria dos sistemas, utilizada tanto para as relações humanas, como nas relações com o ambiente, sendo também consultor de empresas nesta área. Participou ainda da implantação da Justiça Restaurativa como membro da equipe técnica da infância e da juventude, num projeto piloto para o país.

Participou da renovação da política nos anos 80, ajudando a organizar candidaturas e movimentos populares, sem jamais disputar cargos. Consolidada a democracia, focou-se nas atividades profissionais, sendo sócio-fundador da AGTEF (Associação Gaucha de Terapia da Família) e publicando o livro Terapia Existencial da Família em 1997. Trabalhou em vários hospitais de Porto Alegre, atendendo em ambulatórios. Está no PV desde 2002 e colaborou diretamente na organização das campanhas de 2004 e 2006, quando fez parte da Coordenação de Campanha e sistematizou o programa de governo, a AGENDA 43. Esta é a base do programa de governo que será atualizada em 2010 (pelas Comissões Técnicas do PV) e que pode ser encontrada no site www.agenda43.com.br

Também colabora com jornais e sites regularmente, expondo questões humanas e ambientais de modo acessível ao grande público. Esses artigos podem ser encontrados digitando-se o nome do autor nos sites de buscas. É signatário do manifesto das associações ambientais pela preservação da legislação ambiental do RS e vem atuando em causas sociais e ambientais principalmente na região metropolitana, sendo reconhecido por sua atuação profissional em busca de alternativas para o enfrentamento do problema da violência urbana.