domingo, 27 de março de 2011

Acervo da Verde e ambientalista Hilda Zimmermann está no Arquivo Histórico

Documentos que contam a trajetória de uma das pioneiras das lutas ambientais no território gaúcho, Hilda Emma Wasse Zimmermann, compõem desde quinta-feira, (10), o acervo do Arquivo Histórico do Estado, por ela doados. A atuação da ambientalista tornou-a uma das figuras mais importantes das conquistas coletivas pela preservação do equilíbrio ecológico, ao lado de nomes como José Lutzenberger, Magda Renner, Giselda Castro, Caio Lustosa e Paulo Nührich, entre outros.

Além de seu trabalho voluntário em defesa do meio ambiente, Hilda foi parte essencial, destaca a diretora do Arquivo Histórico, Caroline Heck, nos embates pela demarcação de terras indígenas. Brigou também pela criação de parques ecológicos, contra a matança de baleias e se dedicou a ações sociais e solidárias em favor das crianças e dos adolescentes em situação de rua na busca de sua cidadania.

A documentação vai passar agora por medidas de higiene para ser incorporada oficialmente pelos técnicos ao Arquivo Histórico, juntando-se ao acervo de outro defensor do meio ambiente, da mesma geração, Henrique Roessler, que iniciou o empenho pela defesa dos ecossistemas gaúchos.

Penna fala sobre a reestruração do PV

O presidente do PV, deputado José Luiz Penna (SP), acredita que, em política, silêncio vale ouro. Um dos assuntos que mais evita em conversas com jornalistas são polêmicas internas do partido. Nos últimos dias, porém, enfrentando artilharia pesada dentro do próprio PV. decidiu mudar. Ontem, em conversa com o Estado, negou que esteja engessando a legenda, como o acusa o grupo dissidente capitaneado pela ex-senadora Marina Silva.


Penna disse que defende, assim como a candidata derrotada na eleição presidencial, a reestruturação do PV, para torná-lo mais arejado e democrático. A divergência estaria apenas na definição dos prazos. "A maioria da direção achou mais ajuizado o prazo de um ano. Não se faz uma mudança dessas a toque de caixa, em seis meses", observou. "Não se mobilizam 240 mil filiados de uma hora para outra."

A respeito da acusação de que tenta perpetuar-se na direção do partido, onde se encontra há 12 anos, disse que nunca enfrentou chapa concorrente. "O Michel Temer, do PMDB, teve seu poder renovado por mais dois anos. O Orestes Quércia mandou no partido em São Paulo enquanto foi vivo. Mas no PV não é assim", assinalou.

O líder dos verdes não atacou diretamente Marina. Deixou transparecer, no entanto, que ela estaria sendo ingrata com o partido ao atacá-lo. Lembrou que a legenda mudou o texto de seu programa, incluindo uma cláusula sobre questões de consciência, para dar maior conforto à candidata, que é evangélica, em temas como parceria entre pessoas do mesmo sexo, legalização do aborto, descriminalização da maconha. Outra mudança feita a pedido de Marina foi a inclusão de um grupo de dez pessoas, indicadas por ela, na direção nacional da sigla.

Pela sua avaliação, Marina também não teria o prestígio de que hoje desfruta na cena política se não fosse o partido. "O PV dá projeção a ela. Basta observar a exposição que tinha antes na mídia e a que passou a ter após ingressar no PV."


Sobre a possibilidade de um racha com o afastamento da ex-senadora da sigla, observou: Vai representar um prejuízo político, porque fizemos um esforço grande para que adquirisse o prestígio que adquiriu. É um prejuízo grande."

Penna também expôs uma dúvida, que já manifestou a colaboradores, sobre o acerto da decisão do PV de investir todas as fichas da eleição de 2010 na campanha para os cargos de presidente e governador. "O partido todo se jogou na eleição majoritária, em detrimento das eleições proporcionais, de ocupação de espaços parlamentares, como vinha fazendo. O número de filiados não cresceu muito, nem a bancada federal. Se foi um erro, a história dirá."

Na sua avaliação, a crise atual deve ser encarada com naturalidade. "Estamos vivendo a crise do crescimento. É natural que se discorde de alguns encaminhamentos. Temos de ter paciência e razoabilidade para que se faça a agenda da transição."

O melhor, segundo Penna, seria se o grupo de Marina respeitasse a decisão da direção nacional, que adiou a convenção para 2012. "Foram 29 votos contra 16. Não sei se a reação se deve ao fato de terem sido contrariados ou se existe algum interesse oculto nessa história."