domingo, 27 de março de 2011

Acervo da Verde e ambientalista Hilda Zimmermann está no Arquivo Histórico

Documentos que contam a trajetória de uma das pioneiras das lutas ambientais no território gaúcho, Hilda Emma Wasse Zimmermann, compõem desde quinta-feira, (10), o acervo do Arquivo Histórico do Estado, por ela doados. A atuação da ambientalista tornou-a uma das figuras mais importantes das conquistas coletivas pela preservação do equilíbrio ecológico, ao lado de nomes como José Lutzenberger, Magda Renner, Giselda Castro, Caio Lustosa e Paulo Nührich, entre outros.

Além de seu trabalho voluntário em defesa do meio ambiente, Hilda foi parte essencial, destaca a diretora do Arquivo Histórico, Caroline Heck, nos embates pela demarcação de terras indígenas. Brigou também pela criação de parques ecológicos, contra a matança de baleias e se dedicou a ações sociais e solidárias em favor das crianças e dos adolescentes em situação de rua na busca de sua cidadania.

A documentação vai passar agora por medidas de higiene para ser incorporada oficialmente pelos técnicos ao Arquivo Histórico, juntando-se ao acervo de outro defensor do meio ambiente, da mesma geração, Henrique Roessler, que iniciou o empenho pela defesa dos ecossistemas gaúchos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário