quarta-feira, 9 de junho de 2010

Edital de Convenção do Partido Verde RS

Edital de Convocação para à Convenção do Partido Verde do Rio Grande do Sul

Pela sua presidente do diretório estadual Marivaine Alencastro, de acordo com o estabelecido no estatuto e na legislação estadual vigente:
Comunica que realizará convenção estadual no dia 20 do mês de Junho de 2010, com início às 8:00 horas e encerramento às 12:00 horas, na Câmara Municipal de Porto Alegre-RS, Avenida Loureiro da Silva, 255 - Porto Alegre - RS.
Com a finalidade de escolher e homologar os nomes dos candidatos à Governador, Vice, Senadores, Dep.Federais e Estaduais‎ das eleições gerais de 2010.

O PODER DO VOTO

O brasileiro mais uma vez tem a oportunidade de mostrar que amadureceu e certamente saberá usar esta poderosa arma da cidadania que é o voto, há bem pouco tempo atrás, muitos poucos tinham o privilégio desse direito, durante todo esse período o eleitor foi usado e manipulado de todas as formas e por conseguinte diversas nomenclaturas foram usadas para apelidar o voto.
O voto a cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do velho coronelismo.
O voto curral, a expressão é usada para designar o sistema de poder político onde as eleições são controladas ou manipuladas por quem detém o poderio econômico e social. Tem sua origem no Império, quando os comandantes da Guarda Nacional, os chamados coronéis, grandes proprietários de terra ou mineradores, decidem em quem a população local deve votar. O "coronel" de cada região arranja empregos e distribui os mais variados benefícios à sua clientela. Os protegidos do "coronel" lhe devem fidelidade, principalmente política, manifestada no momento das eleições. A força dos coronéis é base de sustentação política dos governos estaduais e da própria República das Oligarquias.
Estas são algumas formas mais comuns de controle do eleitor, muito utilizadas nos dias de hoje na politica brasileira, portanto o que se espera definitivamente, é que o cidadão precisa saber que o poder esta em suas mãos, de decidir o seu futuro e de seus filhos, não se joga voto fora, não se anula o voto, nem se vota em branco, não se vota no mais bonito nem no mais marketeiro, e sim no que apresentar o melhor programa de governo, pois com certeza se isto acontecer estará se utilizando da grande oportunidade de transformação e mudança da sociedade.

JANIO ALBERTO LIMA

PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE ALEGRETE RS

Nada é impossível de mudar

Nada é impossível de mudar
Bertold Brecht
Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo,
o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito
como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar.
Verdes do Brasil, com felicidade estamos mobilizando esta Nação para devolver a Cor da Esperança ao povo brasileiro, quando no Partido Verde chega a pessoa que mudará os rumos deste país, mesmo que no Caos estejamos, a Vida ressurgirá com fulgor nunca dantes visto, em qualquer momento de nossa história.
O Brasil, como pátria espiritual futura, terá assentada no Poder uma pessoa que carrega em sua bagagem de vida uma cultura temente a Deus e sapiente de sua condição humana e de sua missão na Terra.
Em todo o país, uma ação plural e ordeira se organiza para apoio a pessoa e a luz de Marina Silva, são milhares que já estão prontos para manifestar apoio inconteste e buscar na Esperança e na Cura da terra brasileira a forma de nos afastarmos da mendicância geopolítica em busca de 'status quo' para a "5ª Economia do Mundo", com uma população ainda desassistida pela saúde, pela educação, pela segurança e com fome, sede e doentes num país que gasta bilhões em Armamentos e "Panis et Circus" para o povo, com Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016.
Senhores Verdes, brancos, amarelos, vermelhos, pardos e negros, ou qualquer cidadão com cultura, raça, credo e respeito pelo próximo, quando haverá justiça social e econômica neste país multirracial?

Aqui, de todos os cantos do planeta aportaram cidadãos do mundo, vindos para fazer este país, com o trabalho e esforço de Africanos no tempo escravagista, o qual o Brasil foi o último a assinar a alforria dos Negros, ao tempo da imigração de japoneses, italianos, alemães, russos, e outros tantos povos que aqui hoje vivem entre nós, Brasileiros, miscigenados e multiculturais, multirraciais e que ergueram esta nação.
Nossa ligação ancestral com diversos povos é ditame para nossa ajuda ao Velho Mundo, que está sucumbindo ao desastre ambiental, após séculos de exploração e poluição ambiental que pouco mudou o paradigma humano com o passar do tempo, e a exploração agora é na parte de baixo do globo. Foi lá no primeiro mundo, que Os Verdes europeus na década de 70 iniciaram nossa busca, Verde e planetária pela Paz entre os Povos, pela proteção do Planeta que habitamos nos dias de hoje.
Aqui na Brasil do século XXI, vemos a desenfreada busca por "segurança" de países sul-americanos, que se armam contra inimigos "que não existem", mas a cobiça por "petróleo" que ainda não existe e a "proteção das riquezas da Amazônia" já “estrupada” pelas nações ricas que exploram real e virtualmente nossa água, nossa terra, nosso ar, nossa biodiversidade, nossa qualidade de vida, (prevista pela Constituição Federal de 1988 como responsabilidade de Todos), acabam justificando o "investimento" de 24 bilhões de reais em submarinos, navios, aviões e armas, para proteger "nossas riquezas?". Em nosso país, o Belicista Hugo Chaves e o Nuclear Mahmoud Ahmadinejad já possuem credenciais de "amigos", e o Brasil de lambuja ainda faz acordos pela Paz no Oriente Médio, mas no Rio de Janeiro "paz e trégua" nos Morros é algo que assusta o mundo, pois não se observa solução a curto prazo.
Estamos acordados ou sonhando? Nossa Nação querendo construir mais Usinas Nucleares? O 4º Emissor de CO² queimando não só a Amazônia, mas o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, e jactou ainda, em "meta ambiciosa" para a COP15 em Copenhagen? Em que momento conseguiremos entender qual rumo tomamos? Estamos entrando numa Era de mudanças de valores e dogmas, e precisamos acordar urgentemente para o que virá em breve e para isto teremos que ter serenidade e capacidade de avaliação para mudarmos o "comandante do navio e o imediato, antes que afundemos todos", usando de metáforas.
Não é somente a necessidade de elegermos quem acreditamos, mas acreditando que é possível mudar sempre, e desta vez estamos observando que sendo nossa futura presidente uma cidadã evangélica, negra, está recebendo apoio de milhares de brasileiros, negros, brancos, índios, além de padres, bispos, pais de santo e benzedeiras, budistas e ateus, cidadãos comuns e celebridades, quem sabe até nossos irmãos galácticos, mas todos irmanados numa única voz e pensamento, "Que o Brasil seja a Nação do Futuro", que assim será!
Saudações ambientalistas
Júlio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS
Site: http://osverdestapes.blogspot.com