quarta-feira, 9 de junho de 2010

O PODER DO VOTO

O brasileiro mais uma vez tem a oportunidade de mostrar que amadureceu e certamente saberá usar esta poderosa arma da cidadania que é o voto, há bem pouco tempo atrás, muitos poucos tinham o privilégio desse direito, durante todo esse período o eleitor foi usado e manipulado de todas as formas e por conseguinte diversas nomenclaturas foram usadas para apelidar o voto.
O voto a cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do velho coronelismo.
O voto curral, a expressão é usada para designar o sistema de poder político onde as eleições são controladas ou manipuladas por quem detém o poderio econômico e social. Tem sua origem no Império, quando os comandantes da Guarda Nacional, os chamados coronéis, grandes proprietários de terra ou mineradores, decidem em quem a população local deve votar. O "coronel" de cada região arranja empregos e distribui os mais variados benefícios à sua clientela. Os protegidos do "coronel" lhe devem fidelidade, principalmente política, manifestada no momento das eleições. A força dos coronéis é base de sustentação política dos governos estaduais e da própria República das Oligarquias.
Estas são algumas formas mais comuns de controle do eleitor, muito utilizadas nos dias de hoje na politica brasileira, portanto o que se espera definitivamente, é que o cidadão precisa saber que o poder esta em suas mãos, de decidir o seu futuro e de seus filhos, não se joga voto fora, não se anula o voto, nem se vota em branco, não se vota no mais bonito nem no mais marketeiro, e sim no que apresentar o melhor programa de governo, pois com certeza se isto acontecer estará se utilizando da grande oportunidade de transformação e mudança da sociedade.

JANIO ALBERTO LIMA

PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE ALEGRETE RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário