quarta-feira, 31 de março de 2010

Cidadão Emérito de Porto Alegre apoia Marina Silva


Marcos Rolim é Cidadão Emérito de Porto Alegre.Sua trajetória profissional e política o credita para tal homenagem. Companheiro de Marina Silva nas atividades políticas no passado hoje é integrante do Movimento Marina Silva Presidente. Rolim é um intelectual, defensor dos direitos humanos.Um ativista que merece nosso reconhecimento.

Mikonga

segunda-feira, 29 de março de 2010

Sistema de Filiação do TRE entra no ar

Verdes do Rio Grande do Sul informamos que a partir de hoje o Tribunal Superior Eleitoral - TSE disponibilizou em caráter definitivo um novo sistema de filiação partidária denominado de filiaweb. Este novo sistema permite o lançamento dos filiados on-line, pois o sistema pode ser acessado em um link do TSE:
http://filiaweb.tse.gov.br/filiaweb/

Informamos que a filiação é responsabilidade da executiva municipal, logo o presidente da executiva municipal deve se dirigir ao cartório de sua cidade e retirar o login e senha. Entretanto, o cartório eleitoral cadastra o login e a senha somente dos presidentes das executivas municipais ativas no site do TSE - acesse e confira a situação de sua executiva municipal:
http://www.tse.gov.br/internet/partidos/orgao_blank.htm

Lembramos que o prazo final de lançamento dos filiados para concorrer no próximo pleito é 14 de abril, por isso caso não esteja ativa sua executiva municipal entre em contato pelo e-mail: pvmunicipalrs@gmail.com e providencie sua ativação.

Atenciosamente,

Marcos Monteiro
Secretário Estadual de Assuntos Parlamentares - PV/RS
Presidente da Executiva Municipal de Gravataí/RS

O medo venceu a esperança

"O primeiro dever da inteligência é

desconfiar dela mesma."

Albert Einstein

Estes dias atrás, tive o privilégio de assistir mais um capítulo da panacéia pública que é a política de Tapes. Quando se espera que usem a inteligência contra o que julgam e subestimam como ignóbil e desprovido de seriedade, acabam, como diz o "velho deitado" – Deram um tiro no pé!
Pois bem, poucos dias atrás alguém da cidade, um cidadão comum, perguntou-me se "eu" aceitaria algum dinheiro em nome da ecologia. Pois bem, a resposta óbvia é não, mas..., existe um porém, havia dito a ele, existem pessoas que aceitam e se vendem por muito pouco, e até por muito, mas como diz o "velho deitado" de novo; - nunca valem o que lhes pagam para se vender.

Com tal assertiva sobre o que falo, pois fui admoestado com tal proposta, anos depois com tal pergunta, vejo que a sórdida iniciativa de mudar as verdades e comprar pessoas é práxis corrente no meio político local. Aqueles que reclamavam ontem, aplaudem hoje.

A lógica é aquela do Estadista, de que na política, "hoje é uma forma de nuvem, amanhã será outra".

Com isso, e filosofando para não ser irônico, - eles não gostam de piada, falo sobre um fato que ocorreu na última semana.
Poderia falar sobre outra piada do mês passado, ou do começo do ano, mas falarei sobre uma que chamou a atenção, pois me remeteu ao ano de 2004, quando da vitória da "esperança sobre o medo"; O temido "home do relho".
Pois sim, já no primeiro mês de 2005, com a "dona esperança" no Paço municipal, está fez com que naufragasse a tal mudança, e algo mudou sim, o medo parece que antes combatido, acabou permanecendo com o poder de alcaide e de asseclas, agora em outras mãos.
Diz que o ditado mais usado na época era, - de que as moscas mudaram e a m... “seria” a mesma. Pois algo mudou, e a m... “aumentou” e as moscas se aliaram e se reproduzem.
Acabam fazendo da m... sua forma e modelo de governar, o que esta muito mal na vista e nariz da população, pois é algo mal cheiroso, e dizem: "Algo cheira mal no Reino da Cidade dos Cavalos".
Vejam que até calar judicialmente a “voz discordante”, se mostrando veraz a censura "prévia" aos olhos da população; - E de que o medo “delles” acabou sendo usado com o objetivo de impedir um aniversário em praça pública.
Aniversário este carregado de lamentos de diversos "traídos", segundo; - Pelos que se encastelam no poder. E vejam, nem "chicótinho" eles tinham, para serem temidos nas hostes palacianas.
Pois bem, mais uma vez se escreve um dos capítulos de uma novela de sucessões nas últimas duas décadas, que nos colocam em risco iminente de sucumbirmos num contexto de falta de líderes, lideranças e ideais capazes de mudar um futuro que sempre virá, e disto dependem diversos setores da cidade para que ela sobreviva no mundo competitivo que vivemos.
A sustentabilidade econômica, ambiental e social é necessária ser implantada e não "apenas" pensada, para que esta cidade um dia deixe de ser um atraso e possa avançar em nome do desenvolvimento, em primeiro lugar humano, e depois o material.
Basta você, que lê este artigo pensar, antes de "confirmar" qualquer coisa, e de que o “medo” deve desaparecer ante o florescer da verdade, quando deixaremos de acreditar em histórias da "carochinha" e passaremos a fazer algo pela cidade que vos acolhe.

Júlio Wandam

domingo, 28 de março de 2010

Militantes do PV se unem e inauguram sede em Porto Alegre


A sucessão dos fatos que precedem as eleições de 2010 no Partido Verde do RS denotam o crescimento da sigla.O fato mais recente foi a inauguração de uma sede na Av. Farrapos número 35 em Porto Alegre dos Militantes Verdes Independentes, que inicialmente pretende resguardar a identidade verde frente ao inchaço que o PV do RS vem sofrendo na visão dos integrantes dos que se intitulam Militantes Verdes Indepedentes.Já a Executiva Estadual vê como legítima a força política que foi criada.Será o crescimento que terá que ser administrado pelo Partido Verde diante da nova realidade da sigla com o aumento vertiginoso de filiados.
Jorge Fonseca é um dos integrantes deste movimento no PV e durante a inauguração foi apresenta a senhora Maria de Lourdes uma empresária pré-candidata a deputada estadual do PV que discursou em nome da união e em apoio a candidatura de Marina Silva presidente.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Diquemganha

Você jà deve ter visto alguna cena assim, de pai preguntando preferência para filho, tipo "você è do Grêmio ou do Inter" e o pequeno respondendo que è "diquemganha". É quase irresistível a tendência que temos para aderir institivamente a quem está "na moda" e desfruta de popularidade e prestìgio, pois no nosso inconsciente isso fica associado â nossa própria expectativa de termos melhor conceito perante os outros. Torcer para quem ainda está sem prestìgio requer muito mais certeza nessa escolha, o que se chama também de "personalidade própria" - que está longe de ser uma qualidade comum.
A maioría das pessoas imagina ter a tal "personalidade própria" mas, de fato, esta é muito mais rara do que se imagina. Basta ver que qualquer nova tendência que surja na sociedade (seja na àrea cultural, esportiva, de comportamento ou na polìtica) recebe apoio de no máximo uns dez por cento do povo, na fase inicial - que os sociólogos chamam de fase do "prestìgio encoberto". Somente quando esta parcela minoritária demonstra persistir, tornando forte tal tendência, é que outros grupos passam a aderir a novos comportamentos e idéias - atè o ponto em que essa nova tendência venha a se tornar sedutora também para a maioria que é "diquemganha".
O gosto por aderir aos mais fortes ocorre mesmo quando a própria pessoa possa ter sido ou vir a ser perjudicada pelo pensamento a que adere. Essa necessidade psicológica foi descrita por Freíd como um processo inconsciente no qual até mesmo uma vítima se identifica com um opressor, como ocorre nos casos de sequestros no que se denomina de "síndrome de Estocolmo". Mas isso está longe de ocorrer só em casos extremos como o deste exemplo, acontece de modo mais ou menos sutil em inúmeros episódios cotidianos e em todos os lugares - seja na familia, no trabalho ou na vida social mais ampla.
As pessoas desfavorecidas, em princípio, deveriam ser as primeiras a demonstrar interesse por idéias que levem a sociedade a mudar. Na prática, porém, acontece exatamente ao contrário - e hoje já podemos identificar que essa resistência ao novo independe do quanto tais pessoas podem ser informadas sobre os fatos. Ao invés de um fato objetivo ou racional, se trata de uma impotência psicológica que impede pessoas inseguras de aderirem a novas idéias antes que uma parcela grande da sociedade já o tenha feito.
Claro que esse quadro pode variar e se sabe de acontecimentos na história em que os desfavorecidos se uniram para mudar. Mas isso tem ocorrido em episódios que marcam o desenvolvimento social, mais que no dia-a-dia. Na maioria da vezes, no cotidiano ao nosso redor, poderemos observar que as pessoas que se sentem mais fragilizadas é que aderem mais ao "diquemganha", o que demonstra o quanto somos inseguros mesmo quando nosso racional nos levaria a dar valor a novas formas de pensar, como melhores para nós e para os outros.
Montserrat Martins

terça-feira, 23 de março de 2010

ACONTECEU EM 8 DE MARÇO

Aconteceu em 8 de março de 1857:
Éramos operárias de uma fábrica de roupas femininas em New York. Estávamos em greve há dias. Queríamos melhores condições de trabalho, melhores salários e redução da jornada de trabalho. A resposta as nossas reivindicações veio por intermédio de um dos proprietários: trancar todas as portas da fábrica e atear fogo no prédio.
Não foi possível escapar. Morremos todas carbonizas.
A partir da morte das 147 operárias que lutavam por seus direitos, a Organização das Nações Unidas – ONU- em 1975 decreta o 8 de março sendo o Dia Internacional da Mulher. Além de uma homenagem às trabalhadoras mortas simboliza todas as formas de luta e resistência das mulheres ao longo dos tempos. É o momento importante para rever os papéis sexuais, suas diferenças e dificuldades no espaço público e privado. O Dia Internacional da Mulher não é apenas para comemorações e festa, mas é, sobretudo, uma data de denúncia e reflexão. Sem dúvida, ao passar tantas décadas de lutas aos direitos da mulher, conquistas foram alcançadas, mas há muito para avançar seja no campo da saúde, do combate à violência doméstica e no âmbito profissional. Lembrando a célebre frase da escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher; torna-se mulher.”
Contudo, em pleno século XXI, ano 2010, mulheres ainda hoje estão sujeitas a todo o tipo de violência seja psicologia ou física. Nesses casos, muitas vezes chegando a serem brutalmente assassinadas por seus companheiros. As mulheres possuindo o mesmo nível de instrução dos homens ainda recebem salários mais baixos. Sendo as mulheres negras as que sofrem maiores discriminações no campo do trabalho. Em relação à participação mais ativa das mulheres na política partidária, vale lembrar, culturalmente o domínio do espaço público é do homem, e o privado cabe a mulher. Ou seja, o espaço está voltado para uma realidade masculina. Em nossa experiência na Coordenadoria Estadual da Mulher/RS, como representante do PV (1999-2002), ao conversar com mulheres de comunidades, questionando-as a pouca participação nos espaços das organizações civis, duas principais alegações eram: medo de falar em público e a dificuldade de quem cuidar as crianças, uma vez que as reuniões são à noite ou no fim-de-semana. Vale a reflexão para este 8 de março.

Ana Elisa Prates

segunda-feira, 22 de março de 2010

O PARTIDO VERDE VERDE FRENTE AOS NOVOS DILEMAS DO SÉCULO XXI

“Hoje encontramos no mercado uma série de produtos desprovidos de suas propriedades essenciais: café sem cafeína, creme de leite sem gordura, cerveja sem álcool... E a lista não tem fim: o que dizer do sexo virtual, o sexo sem sexo; da doutrina de Colin Powell da guerra sem baixas (do nosso lado, é claro ), uma guerra sem guerra; e por fim da redefinição contemporânea da política como arte da administração competente, ou seja, a política sem política ” Zlavoj Zizek
Diante dos desafios que o Terceiro Milênio traz consigo, um dos mais preocupantes é a superação da crise por que passa a democracia representativa. Se hoje constatamos uma progressiva ocupação do mercado nas decisões políticas e, atrelado a estas, os interesses econômicos que se camuflam em torno dos Partidos Políticos, torna-se necessário que os mesmos concentrem forças para estabelecermos e criarmos alternativas frente aos novos paradigmas por que se passa a Democracia.
O momento por que passamos traz à memória a historia de louco que procura uma chave perto do poste de luz; quando lhe perguntam por que procurar ali, se ele tinha perdido a chave num canto escuro, ele responde “Mas é mais fácil procurar onde está claro!”. Não é ironia definitiva o fato de os tecnocratas pregarem a falência do modelo democrático em nome da governabilidade, colocando a vontade popular em segundo plano. O que se parece constrangedor é o fato de aceitarmos que nós, cidadãos comuns, fiquemos totalmente dependentes das autoridades para saber o que esta ocorrendo, ou seja, nada vemos nem ouvimos, tudo o que sabemos já foi decidido, ferindo os princípios democráticos. Para fazer um paralelo com a história do louco, todos nós, sejam os políticos ou intelectuais, insistimos em procurar a solução para sairmos da crise democrática dentro das formas propostas há séculos, ou seja, procuramos a solução onde está claro, mas dificilmente, encontraremos, se esforços não forem despendidos, para nos apontarem o “lugar” correto onde nos perdemos.
Nós Verdes, temos que tentar elucidar os instrumentos de controle do poder político e buscar soluções frente as reformas pelas quais o Estado passou e que não foram acompanhadas por mecanismos de controle mais efetivos, ou seja, o que é notório, neste momento, é alertar a toda a sociedade que existe um descompasso entre as modernizações econômicas do aparelho Estatal frente à permanência de estruturas arcaicas de controle de poder e, infelizmente este descompasso fere os valores centrais defendidos pelos Verdes do mundo todo, ou seja, a liberdade, a igualdade e a supremacia da vontade popular. Nós do Partido Verde devemos nos organizar para mostrar aos cidadãos que é possível e necessário utilizar os novos mecanismos do Estado que tornam o Governo mais eficiente e, ao mesmo tempo, construir um espaço de cidadania plena de determinação do exercício de poder político feito pelo povo.
Trata-se de construir uma alternativa para quem não se satisfaz com a definição contemporânea da política como arte da administração competente, como afirma o filósofo esloveno Slavoj Zizek “a política sem política” que aparentemente nos dá a liberdade de escolher o que quisermos, desde que façamos a escolha “certa”, sendo o certo uma escolha imposta. Para tanto, torna-se necessário que pensemos profundamente estas questões, procurando um equilíbrio entre a técnica e a política. Se utilizarmos ambas de maneira dissociadas, encontraremos descaminhos para a sociedade e, em medida certa, juntas podem apontar para um caminho em que o sonho humano de felicidade encontre seu longo percurso a ser percorrido.

Mauricio Brusadin – Secretário Estadual de Organização – São Paulo

sexta-feira, 19 de março de 2010

Conheça a Executiva Estadual do Partido Verde RS

O Partido Verde RS Anistia Débitos das Executivas Municipais até fevereiro de 2010 e reativará as Executivas extintas.
Cada município terá um código e depositará o número de centavos referentente aos codigos mais o valor referente a faixa de contribuição que a Executva Municipal se encontra.
Exemplo: se for o caso de contribuir com R$ 50,00 + 14 centavos que é a posição que sem encontra na lista em anexo. Valor a contribuir R$ 50,14

Contribuição c/ cargos R$ 306,00 (primeiro escalão)
Contribuição s/ cargos R$ 153,00 pelo estatuto c/ cargos em comissão (segundo escalão)
Contribuição s/ cargos R$ 76,50 pelo estatuto c/ redução de 50% (máximo)
Contribuição para demais executivas municipais R$ 50,00 (mínimo)

A conta do PV esta sendo reativada e no próximo comunicado será informada pelo Secretário de Finanças José Renato e pela Presidente Marivaine Alencastro

A Executiva Estadual do PV já está empenhada na definição de uma Sede Oficial do PV RS que breve comunicaremos o endereço.

Pré-candidatos centralizamos as informações para inscrições das candidaturas. Os dados como; nome, endereço, RG, CPF, Titulo,Zona,Seção, Escolaridade e um breve Histórico devem ser enviados para pv2010rs@gmail.com

Executivas Municipais do RS ( renovação e nomeações integrantes de novas Executivas Municipais ) para pvmunicipalrs@gmail.com

Tudo esta sendo feito no intuíto de agilizar nossas ações
Agenda- Marina Silva virá ao RS dia 6 de Maio.

Composição da Executiva Estadual do RS nomeada Junto ao TRE RS


Nome Cargo Exercício

MARIVAINE ALENCASTRO BARBOSA Presidente
mari.a@terra.com.br


ROBERTO RACHELLE WINKLER Vice Presidente
robertowinkler@uol.com.br


NELTON VANTUIR SCHMIAT Vice Presidente
nvantuir@yahoo.com.br


MONTSERRAT MARTINS Secretário de Organização
montserrat@tj.rs.gov.br


JOSÉ RENATO ROSSAL CARVALHO Secretário de Finanças
jorerocas@terra.com.br

Falta foto
ANTONIO CARLOS PAZ Secretário - DE ATIVISMO
pazioninho@gmail.com


CRISTIANO FERREIRA MORAES Secretário - DA REGIÃO METROPOLITANA
mailto:pvcanoas@yahoo.com.br

Falta foto
WALMOCIR SILVA REIS Secretário - DE INFORMÁTICA
walmocir@gmail.com


VALMIR RODRIGUES DA SILVA Secretário - DE EVENTOS
valmirdopv@gmail.com


MARCOS LEANDRO GREFF MONTEIRO Secretário - ASSUNTOS PARLAMENTARES
marcoslgmonteiro@gmail.com


LUIZ FILIPE VIEIRA CORREA OLIVEIRA Secretário FORMAÇÃO
fiolivei@terra.com.br


GIOVANI PAULO CARMINATTI Secretário - ASSUNTOS JURIDICOS
gionanicarminatti@terra.com.br


MARA VANESSA POHIMANN Secretário - DA MULHER
maravup@yahoo.com.br

Falta foto

RENATO SARAIVA FERREIRA Secretário - DE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
ns014@gmail.com


VALDEMIR LIMA FERNANDES Secretário - DE OUVIDORIA E SEGURANÇA
pardalverde@yahoo.com.br


LUCIANO PERLIN MULLER Secretário - DE RELAÇÃO PÚBLICAS
lmuller@hotmail.com

Falta foto

JULIO CESAR SAWAYA Secretário - DE DESENVOLVIMENTO
juliosawaya@hotmail.com



WILLIAM MELO 096212850434 Secretário - DA JUVENTUDE
williammsmelo@hotmail.com

Falta foto
KLEBER DE SOUZA GAUTÉRIO Secretário - DA METADE SUL
kleberheadbig@ibest.com.br


MARCO ANTONIO DOS SANTOS Mikonga Secretário - DE COMUNICAÇÃO
mikonga@terra.com.br


ANA ELISA PRATES Membro
anaelisaprates@gmail.com


Ricardo Canabarro Membro
pvgravatairs@gmail.com
www.ricardodopv.blospot.com

Faz(em) parte do seguinte orgao partidário:
Partido Político: PARTIDO VERDE - PV
Abrangência: ESTADUAL - RS


Coordenador da Região Sul (PR, SC, SP e RS)
Maurício Brusadin (SP)
brusadin43@terra.com.br

Yeda Campos, Arte, Terapia e Sustentabilidade


Sou artista plástica, faço esculturas, fontes,luminárias,objetos de vidro, de espelho,tapetes pintados de sisal,bijuterias de vário estilos,portas internas de madeira e papelão etc
Minha arte é bem vasta,trabalho com vários tipos de materiais:
Madeira, metal,osso,porongo,tecido,sisal,vidro, espelho, telas,garrafas,papelão, latas, pedra grés, pedra sabão,etc.O que a natureza não quer mais eu reaproveito, troncos caídos, galhos e muito mais.
Dentro da arte viajo por vários estilos, desde o mais sofisticado, combinando com móveis de estilo até o mais rústico(estilo móveis de gramado), bambu.
Em toda minha caminhada artística o lado da liberdade é muito forte, isso, agregado ao respeito e carinho pela natureza, especialmente aos bichos, sempre vem `a tona.
Minha primeira exposição feita alguns anos atrás foi “ cui prodest” (quem se beneficia), uma critica acirrada a guerra e ao instinto predatório do ser humano.As obras desta exposição eram algumas feitas em ferro,outras em madeira,pedra,espelho.Estas obras ficaram expostas na CAMARA DOS VEREADORES DE PORTO ALEGRE.
Em dezembro de 2009 fiz outra exposição, esta realizou-se no MEMORIAL DO RGS, minhas obras ficaram expostas durante um mês.O tema foi “REESCREVENDO A ESTORIA”, homenagem a caminhada silenciosa dos animais ao nosso lado.Minha idéia foi homenageá-los, pois fazemos isso para escritores, poetas, artistas e todo ser vivente ao nosso lado.Esquecemos deles, que sempre estão ao nosso lado, são usados e abusados .
Quero fazer a segunda parte desta exposição cuja obras eram todas em Gres,provavelmente será com o mesmo material.Trabalhar com esta pedra tem grandes vantagens:
Não há custo nenhum para adquiri-la pois é uma pedra para ser feito alicerce,nas construções os pedreiros jogam muita delas fora, pois não usam quando lascadas.
A tinta a ser usada pode ser tanto a óleo, esmalte sintético,ou fosco,pode ser vencida, isso não impede a aderência.Não é necessário pincel, só para pinturas finas, escova de dentes usada e dura é o ideal pois facilita a fixação.
A pedra grés é ideal para projetos de geração de renda, pois é um material barato, quase sem custo nenhum.Também é ótima terapia, pois toda a agressividade é canalizada no momento que o artista está esculpindo.Isso é excelente para adolescentes de rua , cujo índice de desvios psicológicos é imenso.Continuarei fazendo meu trabalho,acho que isso que faz a vida valer a pena,transformar. Yeda de Campos
PARA TODO SQUE TIVEREM INTERESSE EM CONHECER MEU TRABALHO
Assistam vídeo de minha exposição acessando.....
http://www.youtube.com/watch?v=R9WlM0609uw
http://www.youtube.com/watch?v=fbrYKhgA_mw
ORKUT BEISY HERZLICH///////EMAIL beisyherzlich@hotmail.com(cel.051-81936996)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Nelson Vasconcelos Senador


Passada a Pré-convenção do Partido Verde do RS a composição da chapa verde ganha mais um fato novo, a disposição de Nelson Vasconcelos de concorrer ao senado.Vasconcelos concorreu 1998 - Candidato ao GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL pelo PARTIDO VERDE.1999 - Eleito Conselheiro para os Conselhos Estadual e Nacional do PV e Presidente Estadual do Partido Verde.2000 - Candidato a PREFEITO MUNICIPAL de PORTO ALEGRE pelo Partido Verde, levando o pleito para o 2.º turno.
2002 – Candidato a DEPUTADO ESTADUAL pelo Partido Verde.
2003 – Eleito novamente Conselheiro Nacional do Partido Verde.
2006 – CANDIDATO AO SENADO PELO PARTIDO VERDE
A unidade em torno da candidatura de Marina transcende o Partido Verde reunindo lideranças de várias siglas sensiveis ao desenvolvimento sustentável e justiça social para um novo tempo.

terça-feira, 16 de março de 2010

CRIAÇÃO DO CENTRO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DA FAUNA – CENCOF



O Brasil possui 14% da biodiversidade mundial, ou seja, em torno de 196 mil de todas as espécies de animais e plantas estudadas e catalogadas no mundo todo. Entre os 17 países que concentram a maior parte de biodiversidade do planeta Terra, nosso país é o líder, quase um campeão mundial no quesito natureza. Entretanto, os brasileiros estão também entre os quatro povos que mais ameaçam mamíferos, atrás somente de indonésios, chineses e indianos. O tráfico de animais selvagens é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas, que, segundo os especialistas, hoje se misturam tanto que são encarados como único. Movimenta aproximadamente US$ 10 bilhões por ano e o Brasil participa desse mercado com cerca de US$ 1 bilhão ao ano. Segundo estimativas da RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), de cada 10 animais traficados, apenas um sobrevive. Entretanto, em qualquer propaganda do país no exterior, encontramos animais da nossa fauna estampados nos cartazes. Não só o apelo turístico, mas também questões ecológicas, culturais, econômicas, emocionais, éticas e legais justificam a conservação da nossa fauna.
Com o cenário desfavorável para a nossa fauna, é prioritária e estratégica a criação de um Centro Nacional para a Conservação da Fauna (CENCOF) semelhante à estrutura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN), onde técnicas de reprodução assistida (congelamento de gametas, inseminação artificial, produção in vitro de embriões, transferência de embriões, clonagem, monitoramento endócrino não invasivo), de biologia molecular (estudos filogenéticos, estudos populacionais) e bioecologia serão aplicadas para a conservação das espécies de animais selvagens ameaçados de extinção. A criação de um banco de germoplasma com sêmen, oócitos, embriões, sangue e condroblastos garantirá a manutenção das metapopulações para as próximas gerações. Um plano nacional promoverá a saúde populacional da fauna selvagem por meio do envio de material congelado em nitrogênio líquido para instituições cadastradas e a conseqüente introdução de novos genes nas metapopulações, colaborando assim para a manutenção da diversidade genética das populações em cativeiro e de vida livre.

Os objetivos do CENCOF serão:

 Conservar espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção;
 Manter um banco de germoplasma das espécies em questão;
 Conservar e preservar o ambiente natural destas espécies;
 Desenvolver técnicas de reprodução assistida adaptadas às particularidades de cada espécie visando à manutenção das populações em cativeiro e em vida livre;
 Realizar estudos genéticos para evitar retrocruzamentos e conseqüentemente evitar o gargalo genético nestas espécies (endogamia);
 Estudar os ciclos epidemiológicos das doenças emergentes e identificar novos agentes, hospedeiros e vetores;
 Identificar novas áreas de conservação e de preservação;
 Promover programas para a manutenção das populações de vida livre;
 Realizar reintroduções, revigoramentos populacionais, introduções, reabilitações e translocações de animais de maneira técnica e segura;
 Sugerir e apoiar políticas ambientais deste setor.

Dr. Eduardo Antunes Dias
Médico Veterinário
Mestre e Doutor em Reprodução Animal pela FMVZ – USP e atua na conservação da fauna selvagem ameaçada de extinção.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Conheça Montserrat Martins o candidato a governador do PV RS


Montserrat Martins é médico e tem formação multidisciplinar que inclui ciências jurídicas e sociais, comunicação e cinema. Graduou-se em Medicina em 1982 pela atual UCSPA (2ª melhor do país após a USP, segundo o MEC). Posteriormente formou-se em Direito pela UFRGS em 1996, sendo aprovado no exame da OAB do mesmo ano. Também foi acadêmico de Comunicação Social e fez cursos de Cinema e Roteiros, tendo dirigido o filme Lucas, que foi apresentado na rede de Escolas Abertas de Porto Alegre em 2004. Tem especialização em teoria dos sistemas, utilizada tanto para as relações humanas, como nas relações com o ambiente, sendo também consultor de empresas nesta área. Participou ainda da implantação da Justiça Restaurativa como membro da equipe técnica da infância e da juventude, num projeto piloto para o país.

Participou da renovação da política nos anos 80, ajudando a organizar candidaturas e movimentos populares, sem jamais disputar cargos. Consolidada a democracia, focou-se nas atividades profissionais, sendo sócio-fundador da AGTEF (Associação Gaucha de Terapia da Família) e publicando o livro Terapia Existencial da Família em 1997. Trabalhou em vários hospitais de Porto Alegre, atendendo em ambulatórios. Está no PV desde 2002 e colaborou diretamente na organização das campanhas de 2004 e 2006, quando fez parte da Coordenação de Campanha e sistematizou o programa de governo, a AGENDA 43. Esta é a base do programa de governo que será atualizada em 2010 (pelas Comissões Técnicas do PV) e que pode ser encontrada no site www.agenda43.com.br

Também colabora com jornais e sites regularmente, expondo questões humanas e ambientais de modo acessível ao grande público. Esses artigos podem ser encontrados digitando-se o nome do autor nos sites de buscas. É signatário do manifesto das associações ambientais pela preservação da legislação ambiental do RS e vem atuando em causas sociais e ambientais principalmente na região metropolitana, sendo reconhecido por sua atuação profissional em busca de alternativas para o enfrentamento do problema da violência urbana.

domingo, 14 de março de 2010

Montserrat será o candidato a governador do PV RS







A pré-convenção do Partido Verde do RS recebeu os candidatos a deputados estaduais e federais, senadores e também houve o debate entre os candidatos que pleiteavam representar o Partido Verde do RS na candidatura a governador. Um dos concorrentes a vaga Luis Evangelista abriu mão da concorrência a governador para se candidatar ao senado.
Ficaram 3 nomes na disputa Luiz Moreira, Montserrat Martins, e Nelson Vasconcelos. Após apresentação e acalorados debates os convencionais votaram. O resultado foi anunciado pelo dirigente nacional do PV Mauricio Brusadin ficando Moreira com 14 votos, Montserrat com 43 votos e Vasconcelos com 8 votos.
A definição do nome de Montserrat como candidato a governador vai se completado a chapa que tem Marina Silva do Partido Verde candidata a presidente do Brasil.

Marco Santos Mikonga
Comunicação PV/RS

quarta-feira, 10 de março de 2010

SÍNTESE DA ATA DA REUNIÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL PV RS DO DIA 09/03/2010

SÍNTESE DA ATA DA REUNIÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL DO DIA 09/03/2010

Reuniu-se em 09 de março a partir das 20 horas a Executiva Estadual do PV-RS, coordenada pela presidente Marivane Alencastro e com a presença de Nelton, Ana Elisa, Pardal, Mikonga, Marcos Monteiro, Toninho Paz, José Renato, Cristiano, Sawaya, William e Walmocyr, tendo os demais membros da Executiva justificado antecipadamente o não comparecimento.
Na ocasião foram apresentados, discutidos e debatidos os critérios para os Delegados para a Pré-Convenção, tendo sido examinadas todas as alternativas e ao final decidido por consenso que

1 - São delegados na pré-convenção os membros da Executiva Estadual e do Conselho Estadual Provisório (que inclui os presentes ao 1º e 2º Encontros Estaduais do PV em 2010, realizados na Assembléia Legislativa em janeiro e fevereiro de 2010).

2- São delegados na pré-convenção um membro de cada Executiva Municipal do PV-RS registrada no TRE, que seriam em número de 86 executivas municipais.

3 - Os nomes dos delegados indicados pelos critérios 1 e 2, acima, não são cumulativos, ou seja, não podem ser indicados nomes por mais de um critério, cumulativamente.

4 - Casos omissos serão decididos por uma Comissão Eleitoral formada pela Presidente Estadual, por 4 representantes cada um indicado por um dos 4 pré-candidatos ao governo e pelos membros da Executiva Nacional presentes.

Porto Alegre, 09 de março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pré- Convenção do PV RS dia 13 de Março de 2010



No dia 13 de Março de 2010 entre 9:00 e 18:00h Partido Verde do RS estará reunido no Partenon Tênis Clube - Av. Bento Gonçalves, 2018 B. Partenon Porto Alegre RS com a seguinte Pauta: Pela Manhã Apresentação dos Pré-Candidatos a Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores. Pela parte da tarde: Apresentação e dos Pré-Candidatos para Governador.
Maiores informações com;

Marivaine Alencastro
Presidente PV RS
51 98440559 / 33365567

Marco Santos Mikonga
Comunicação PV RS
51 99680409 / 3597 2766


--------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 1 de março de 2010

AGROTÓXICOS NO BRASIL!

Os Agrotóxicos começaram a entrar no Brasil, a partir da década de vinte, mas principalmente com a implantação da revolução verde no Brasil, nos anos 50, foi onde começamos a ser cobaias das grandes transnacionais agroquímicas;
Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou ¨substâncias nocivas¨. Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água e ração contaminadas.
O Brasil é hoje um dos maiores compradores de agrotóxicos do mundo, portanto a causa de intoxicações de pessoas por estas substâncias, crescem absurdamente, tanto entre os trabalhadores rurais quanto em consumidores que se contaminam através dos alimentos, alguns estudos mostram que há indícios da presença de agrotóxicos no leite materno, o que poderia causar defeitos genéticos em bebês nascidos de mães contaminadas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos levou à degradação dos recursos naturais - solo, água, flora e fauna -, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.
Além de agredir o meio ambiente, a saúde também pode ser afetada pelo excesso destas substâncias. Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.
Alguns consumidores, não satisfeitos em consumir alimentos que possam conter resíduos tóxicos, estão exigindo a produção de alimentos fabricados e armazenados sem agrotóxicos. Os alimentos orgânicos - isentos de agrotóxicos - estão ganhando a atenção dos consumidores interessados neste assunto.
Mas devido ainda a grande força das multinacionais do agrotóxico, o governo federal pouco faz ou nada faz para colocar na mesa dos brasileiros alimentos mais saudáveis. Enquanto isso, vamos nos contaminando dia a dia.

JANIO ALBERTO LIMA
PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE ALEGRETE RS

Lideranças do PV RS prestigiam convite de Chico Libório pré candidato a deputado estadual do PV.




Neste domingo (28-02) ao meio dia no CTG da CEE em Porto Alegre, Chico Libório pré-candidato a deputado estadual do Partido Verde reuniu seus apoiadores e lideranças do PV do RS. José Araujo foi o responsável pelos convites. Participaram do evento; Marivaine Alencastro, Marco Santos Mikonga, Montserrat Martins, Luis Carlos Moreira, Nelton Vantuir , Nelcir Zaffari e o vereador Ricardo Canabarro.
Emocionado o anfitrião Chico Libório falou com seus apoiadores da importância da proposta que o PV leva a sociedade. Os pré-candidatos a deputados federais Mikonga e Zaffari e os candidatos a governador presentes Moreira e Montserrat que disputam a vaga de governador também discursaram.