sábado, 26 de março de 2011

A Evolução do Partido Verde Discutida em Porto Alegre

As recentes notícias sobre mudanças no processo de democratização interna é objeto de intensos debates entre os verdes. O PV do Rio Grande do Sul em 2009 promoveu um movimento que já se posicionava pela democracia interna no PV, intitulada Carta de Gravataí onde membros da sigla propunham a renovação no PV do RS e um aprimoramento no processo de escolha dos dirigentes da sigla. Veja a essência do documento “Nesse sentido, o grupo reunido em Gravataí entende a necessidade de "recomposição política" da Executiva Estadual do Rio Grande do Sul, de forma ampla e representativa; a criação de conselhos políticos regionais e/ou de um conselho político formado por um representante de cada Executiva Municipal, garantido a democratização e transparência no Partido Verde Gaúcho. Por isso, entendemos que é eminente a mediação da Executiva Nacional através da Coordenação Regional/Sul no processo de "reestruturação do PV Gaúcho", buscando um novo rumo no contexto político sócio-ambiental para o Rio Grande do Sul e o Brasil.”

Diante deste movimento o PV Nacional reacomodou as lideranças, mas o anseio do Verdes que promoveram a Carta de Gravataí se alinham hoje com o movimento de dirigentes nacionais de 2011 que convergem para democratização do Partido Verde.

A ebulição destes movimentos mobilizam energias que indicam uma evolução do Partido Verde. Hoje contabiliza praticamente 20% dos votos para presidente através da candidatura a presidente pela sigla de Marina Silva.Isto indica o PV como terceira força na disputa eleitoral e com potencialidade real de disputa.

A evolução da sigla será fundamental para o projeto eleitoral de 2012 e 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário