domingo, 10 de abril de 2011

Usinas Nucleares


A questão das usinas nucleares, em minha opinião (Ricardo Hodara) -


Programa de curto prazo, tático e emergencial de 9 (NOVE) itens:

1) Implementar medidas imediatas de embargo legal dos canteiros de obras que porventura já tiverem saído do papel, e que estejam fora da região de Angra

2) Estabelecer perímetro legal, por decreto, de área de máxima segurança, inclusive militarizado, ao redor de Angra, com área de total exclusão de tráfego, terrestre, marítimo e aéreo, incluindo imediata relocação de pessoal, e habitações civis da região.

3) Criação de reserva ecológica nacional equivalente ao perímetro de isolamento ou maior.

4) Criação de equipe especializada em bacias anti-melting, solidificação e resfriamento de lixo atômico acidentado, e também especializada em construção relâmpago de sarcófago nuclear - equipe permanente de contenção de acidentes graves. Deve habitar no local.

5) Liberação de apenas aquela área para as 17 ou outras usinas programadas pelo governo via restrição de concessão à eletrobras (Se não conseguirmos isso no congresso nacional, rapidamente, convocar plebiscito nacional sobre a proibição ou moratória de 20 anos para toda as usinas nucleareas brasileiras).

6) Implementar na mídia através do Partido, o slogan criado por mim - e aberto a sugestões modificadoras ou supressoras de todos os membros filiados: "Energias limpas, difunda. Energias sujas ou perigosas, concentre"

7) Obter salvaguardas constitucionais, por emenda, para garantir transmissão de energia eletrica de matriz nuclear, exclusivamente em longa distância, e a partir de um único centro gerador, à semelhança de Itaipu.

8) Garantir, ato contínuo, a consequente proibição institucional e constitucional da proliferação de usinas nucleares de qualquer tipo ao longo da malha de transmissão civil.

9) Determinar que o uso de reatores e geradores nucleares móveis (autônomos, incluindo subaquáticos), ou outros utensílios nucleares de qualquer natureza, inclusive lixo atômico, serão confiados exclusivamente ás forças armadas, sob supervisão de técnicos civis e militares e empresas terceirizadas de gabarito internacional, ligados diretamente ao gabinete da presidência e ao conselho de justiça, e atuando sob juramento profissional e sob as penas da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário