quarta-feira, 30 de junho de 2010

Marina no RS



O 30º Congresso de Municípios do RS contou com a presença da pré-candidata para Presidência da República Marina Silva (PV) que respondeu aos questionamentos de interesses dos prefeitos do RS.
Calamidade dos Municípios – desastres naturais,
Troca de Gestão e Continuidade Administrativa
Burocracia
Saúde
Responsabilidade Fiscal
Guerra Fiscal
Demandas do Rio Grande do Sul
Ensino Técnico Profissionalizante e Universitário
Transporte
Meio Ambiente
Pacto Federativo
Foram temas respondidos com desenvoltura por Marina Silva.

Na coletiva de imprensa Marina foi questionada por uma jornalista sobre seu posicionamento nas pesquisas. A avaliação que fez de uma campanha que está começando é positiva diante de seus concorrentes. Um está em campanha a 3 anos como cabo eleitoral o próprio presidente e dentro da estrutura do Estado e o outro a mais de um ano no mesmo quadro.” Nosso palanque está no coração das pessoas”.
Alguns jornalistas diziam que estávamos estacionados nas pesquisas quando tínhamos 3% depois diziam com 5% depois com 8%, depois com 9% ,outro com 12%.Sobre a estratégia para o pulo gato e chegar ao segundo turno Marina disse estar em segredo, pois se não fosse isso não seria uma estratégia.Além da Famurs Marina também participou de um programa de entrevistas na Ulbra TV sempre acompanhada pelos pré-candidatos; governador do RS Montserrat Martins, o vice Luiz Evangelista e ao senado Marcos Monteiro.

Marina Silva em Porto Alegre


Verdes

A pré candidata à Presidente da República Marina Silva do PV virá hoje ( 30 de junho) à Porto Alegre RS.

O avião que trará a Senadora atrasou por falta de teto no aeroporto de São Paulo (SP).

Ela dará entrevistas a emissoras de rádios e TVs

Participará de um Evento da Famurs às 14 horas

Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael - Av. Alberto Bins, 509 – Centro – Porto Alegre/RS

Marco Santos Mikonga

Comunicação PV RS




sábado, 26 de junho de 2010

Marcos Monteiro será o candidato do PV RS ao senado


Marcos Leandro Greff Monteiro
Casado, 37 anos, Graduado em Licenciatura Plena em História pela Faculdades Porto-Alegrenses - FAPA e Pós-Graduado em Cultura Afro -Brasileira pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA .
Atualmente, Historiador da Secretaria Municipal da Cultura de Cachoeirinha e Professor de História da Secretaria Municipal de Educação de Alvorada. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória e patrimônio, cultura, educação, educação patrimonial e ambiental.



A definição da vaga ao senado aconeceu neste sábado 26 de junho a Sede do PV RS em Porto Alegre. A vaga estava sendo disputada por Dóris Lea Schlatter, Marcos Monteiro, Claudio Milan e Jorge Fonseca.1º suplente Jorge Xavier Fonseca 2º suplente Valmir Rodrigues da Silva
A decisão foi tomada pelos membros da Executiva Estadual do RS que seguem uma estratégia de indicar um único nome para o senado. O nome definido foi Marcos Monteiro agora fecha a chapa encabeçada por Montserrat Martins e seu vice Luiz Evangelista.






segunda-feira, 21 de junho de 2010

RIO GRANDE SUSTENTÁVEL



O Rio Grande Sustentável, Programa de Governo do Partido Verde para o Rio Grande do Sul, é uma parte integrante do Projeto Brasil Sustentável, da nossa candidata Marina Silva, futura Presidente do Brasil.

O PV gaúcho hoje compartilha o mesmo compromisso do PV em todo o país, com um modelo de desenvolvimento para o século XXI, no qual o ambiente é compreendido como indissociável da economia, pois se o Brasil hoje começa a se projetar como potência econômica é por ser, antes de tudo, uma potência ambiental.

O Rio Grande tem muito a contribuir com o Projeto Brasil Sustentável e é dessas contribuições que vamos falar agora, da vocação dos gaúchos para este projeto. Em primeiro lugar, o século XXI é o das novas tecnologias, as tecnologias limpas. Temos uma população que, no contexto do país, detém os mais altos índices de educação, de cultura e de mão de obra qualificada, capazes de tornar nosso Estado um Pólo de Tecnologias Limpas, de atrair para cá as empresas desse novo modelo econômico. Vamos citar um exemplo importante, os equipamentos anti-poluição como é o caso dos filtros químicos para o tratamento dos resíduos industriais que afetam a água, o ar e o solo. A falta desses equipamentos deteriora a qualidade da água que abastece toda região metropolitana e entorno, cerca de 40 % da população do Estado. Nesse sentido é que deve ser direcionada nossa política de incentivos fiscais, para produzirmos esses equipamentos, reduzindo os seus custos para nossas indústrias e nos tornando capazes de exportá-los.

A infra-estrutura para o desenvolvimento também requer um novo modelo, sendo inconcebível nossa atual dependência de uma rede de transportes exclusivamente rodoviária.

Por falta de visão antecipatória, no tipo de desenvolvimentismo em vigor desde os anos 60, não temos hoje no país uma malha ferroviária para transporte de cargas e de passageiros e no Rio Grande não temos sequer uma rede integrada de metrôs para sua capital e região. Nosso modelo rodoviário além de poluidor também é ineficaz, cada vez mais congestionado, lento e caro, a ponto de o Estado recorrer às concessões para sua manutenção pela iniciativa privada. Onde não houver condições de novos investimentos, que as concessões sejam um instrumento para a diversificação de nossa matriz de transportes, para a construção da malha ferroviária que não temos, a qual necessariamente terá de ter preços competitivos para os usuários de transportes, a fim de ser viável.

Sustentabilidade, precisa ser dito, vai além da integração entre os fatores econômicos e ambientais, inclui também os fatores humanos. Porque além do ambiente físico há o ambiente humano, das relações sociais. E nesse sentido também precisamos redirecionar os projetos do Estado para a Educação, para a Saúde e para a Segurança.

Há um evidente desequilíbrio do ambiente humano nas relações entre os gestores do Estado e as centenas de milhares de servidores destas áreas. Os que atendem à população nas escolas, nos hospitais e nas ruas, se sentem sobrecarregados, desprestigiados, desamparados, pela enorme distância entre as diretrizes das cúpulas governamentais e a realidade das suas comunidades. A violência, a superlotação de hospitais e as crises escolares são reflexos desse desequilíbrio.

Valorizar a Educação vai além das questões salariais da categoria, é reconhecer a capacidade dos professores na formulação das diretrizes da pasta. O Programa de Governo do PV está propondo a criação do Conselho Gestor para a Educação, a ser eleito pelos próprios professores, para a gestão dos recursos da área, a fim de corrigir distorções.

Cuidar da Saúde da população requer o conhecimento dos modelos que melhor funcionam, como aqueles criados pela própria sociedade gaúcha em locais como a Santa Casa de Porto Alegre e o Instituto de Cardiologia, nos quais a estrutura do SUS é ampliada por doações de Fundações e empresas, resultando em melhores equipamentos e estrutura de pessoal para o atendimento. Essa gestão compartilhada entre SUS, Fundações e empresas tem permitido também atendimento qualificado pelo SUS em regiões como o bairro Restinga, na Capital, onde o Programa de Saúde da Família reduziu a mortalidade infantil a zero e reduziu drasticamente a gravidez na adolescência.

O Programa de Governo do PV para o Rio Grande do Sul e o Projeto Brasil Sustentável valorizam as iniciativas da sociedade civil, numa visão do Estado em parceria com a sociedade, sem tutelá-la, dirigindo seus esforços para estimular as melhores respostas aos seus problemas, como as citadas acima, na área da saúde.

O Estado, no entanto, deve enfrentar diretamente as questões centrais da saúde pública, que hoje incluem a dependência química, cujo tratamento tem sido terceirizado tanto a nível estadual quanto pelos municípios, sem que a rede de saúde esteja sendo estruturada para enfrentar esse drama. A terceirização nessa área específica não tem bons resultados nem como estratégia de tratamento, nem de gestão de recursos, é dispendiosa e ineficaz. No mundo inteiro, as entidades com maior experiência na recuperação e prevenção de recaídas são os chamados grupos de auto-ajuda, nos quais voluntários auxiliam no atendimento, sem custos. A rede de postos de saúde do Estado, em todos os municípios, pode e deve trabalhar com a colaboração de tais voluntários, chamados de consultores quando qualificados para trabalhar em conjunto com as equipes de saúde nesta área. Enfim, nessa área o Estado não pode mais se omitir, se escondendo do problema ao "terceirizá-lo".

A violência é hoje uma chaga com a qual não podemos nos acomodar, nem nos refugiarmos em falsas soluções individualistas ou desesperadamente revoltadas. Seu enfrentamento requer a participação da comunidade e das próprias famílias envolvidas no problema, como ocorre no modelo de Justiça Restaurativa, no qual o Rio Grande do Sul tem um projeto-piloto exemplar no país. O modelo de segurança cidadã, proposto pelo Partido Verde desde a formulação da Agenda 43 para o Rio Grande do Sul, inclui o reconhecimento do papel fundamental que os policiais civis e militares desempenham em suas comunidades, de modo a que recebam a estrutura necessária a fim de prestar o atendimento devido aos cidadãos.

O Projeto Rio Grande Sustentável, com uma visão estratégica do papel do Estado, tem entre suas prioridades o apoio ao setor primário, no qual o fomento à agricultura familiar é fundamental não apenas para a produção de riquezas, como também instrumento para conter o êxodo rural (e crescente urbanização em detrimento das áreas rurais) e, ainda, porque o equilíbrio ambiental depende do desenvolvimento da produção agrícola de modo sustentável, com o uso adequado do solo e dos recursos hídricos.

Tanto pelo interesse social quanto como estratégia de mercado, é importante que o Estado cumpra seu papel de incentivar a diversificação da produção agrícola, no sentido de evitar tendências à monocultura que deixem à agricultura gaúcha à mercê das oscilações de preços do mercado internacional, bem como de orientar setores da produção para áreas de maior interesse social, como é o caso de incentivo de regiões fumicultoras para diversificarem sua atividade com produção agrícola destinada a biocombustíveis. A assessoria técnica quanto ao uso sustentável do solo e dos recursos hídricos, pode ser viabilizada em cooperação com quadros técnicos da iniciativa privada e de ONGs tais como, a título de exemplo, o Projeto Águas Limpas, de Horizontina.

A capacidade de geração de empregos, enfim, que se espera de um Estado capaz de induzir ao desenvolvimento sustentável, deve ocorrer com a integração de projetos das áreas econômicas, sociais e ambientais, como ocorre nas indústrias de reaproveitamento de materiais, um potencial econômico quase inexplorado que hoje representa um desperdício de 8 bilhões de reais por ano no país.

Atividades integradas entre as várias Secretarias (tais como Obras, Turismo e Comunicação Social) podem ocorrer, por exemplo, nas Feiras Tecnológicas Agropecuárias.

Para que os produtores possam se adequar à legislação ambiental, o Governo (Poder Executivo) deve facilitar o acesso também às informações jurídicas, de forma desburocratizada e acessível (de modo análogo, por exemplo, ao sistema de informações desburocratizadas fornecidas pelos funcionários dos Juizados Especiais Cíveis, do Poder Judiciário).

As micro e pequenas empresas sofrem para responder às questões burocráticas necessárias à constituição e manutenção administrativa de suas atividades (incluindo as documentações exigidas pelo Estado). O acesso a tais informações também tem de ser facilitado, para não criar mais obstáculos às atividades econômicas.

O modelo de desenvolvimento sustentável proposto pelo Partido Verde, portanto, está presente em seu Programa de Governo para as mais diversas áreas da sociedade, que espera que o Estado cumpra o seu papel de estimular e direcionar as atividades econômicas e sociais de modo harmônico com o ambiente físico e humano do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre, 20 de junho de 2010.

domingo, 20 de junho de 2010

Pré-candidata vaí de Bicicleta a Convençao do PV RS



Hoje durante a convenção do PV RS na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, praticamente fui o último a sair do evento quando ví alguém descadeando a magrela (bicicleta). Quando tive agradável surpresa de constatar que era uma de nossas candidatas que veio de bike na convenção.Registrei e encaminho a animada verde Gisele de Cássia Fleck nossa pré-candidata a deputada estadual que foi a única candidata a ir de bicicleta a convenção.Que foi assediada pelos colegas verdes que aprovaram sua atitude.
Gisele de Cássia Fleck atua na educação desde o ano 2000 no ensino público.
Atuando na área dos direitos humanos e civis na busca de condições mais justas de maneira não apenas a preservar, mas reverter o quadro de devastação da saúde sócio ambiental em que estamos imersos.Pretende somar energias na conquista de votos para Marina Silva e os demais conceitos do Partido Verde.É advogada e pós-graduanda em pedagogia da arte.
Mikonga
Comunicação PV RS

PV RS define candidaturas para 2010



O Partido Verde do RS homologou as candidaturas do governador, vice, deputados federias e estaduais. Somente a candidatura para o senado que será definida no decorrer desta semana, segundo orientação da direção nacional do PV terá um unico candidato ao senado no RS. Devido este fato a Executiva Estadual do PV RS reunirá os nomes interessados para chegar a um consenso.
O PV concorrerá com chapa própria com Montserrat Martins para governador e Luis Carlos Evangelista como vice.Serão 21 candidatos a deputados federais e 51 candidatos estaduais.


Confira a nominata

Governador: Montserrat Martins
Vice: Luís Carlos Evangelista

Senadores

Dóris Lea Schlatter
Marcos Monteiro
Claudio Milan
Jorge Fonseca

Suplentes
Valmir Rodrigues
Elton Tejada

DEPUTADOS FEDERAIS PV RS

Alda Terezinha Lopes Miller
Porto Alegre

Alvino Andrades Bresan
Sapiranga

Ana Regina Lara de Souza
Rio Pardo

Artur fonseca da silva

Carlos Adrian Kupp
Porto Alegre

Célio Antonio Cervo
Porto Alegre

Claúdio Roberto dos santos insauriaga (CURURU)

Cristiano Ferreira Moraes
Canoas

Edison Martins dos Santos
Novo Hamburgo

Eliane Carmanim Lima
Porto Alegre

Engolberto João Rieger
Alvorada

Evaldo Vargas Perez

Geraldo G. de Oliveira
Porto Alegre

Gisele Gloria
Porto Alegre

João Camargo do nascimento

Sapucaia do Sul

Jorge Luis dos santos Castro (Jorge Ruas)

José Eldir Barbosa
Vacaria

Marco Antônio dos Santos Mikonga
Campo Bom

Marcos Abreu Saad
Rio Grande

Marcos Paulo Paroleiro da Silveira (Gigante)

Maria Idalina Oliveira Soares

Nélson Carvalho Vasconcelos
Porto Alegre

Paulo Henrique dos Santos
Esteio

Paulo Ricardo da Luz Mello

Rafael Amadel Milani
Caxias do Sul

Reni Vilmar

Valdemir Lima Fernandes
Porto Alegre

William Melo
Porto Alegre

Dr. Benjamin
São Leopoldo

Mano Rocha
Porto Alegre


DEPUTADOS ESTADUAIS PV RS

Airton da Silveira Machado
Eldorado do Sul

Airton Silva Machado
Porto Alegre

Almira Barboza
Porto Alegre

Ana Maria Borges Felizardo

André Luís Kieling
Lageado

Capitão Luis
Porto Alegre

Celso Luiz de Abreu
Parobé

Chico Libório
Porto Alegre

Denis Rafael Hartmann

Durval Salgado Viñas
Capão da Canoa

Edison Lacerda Gonçalves
Esteio

Edson Estivalete Bilhalva

Eduardo Antunes Dias
Porto Alegre

Eduardo Portella Pinheiro
Porto Alegre

Ernani Pereira
Santa Cruz do Sul

Fábio Francisco Miotto
Porto Alegre

Gelson Heurich
Novo Hamburgo

Gisele Fleck
Porto Alegre

Gisele Gomes Uequed
Canoas

Guilherme Bastos
Alvorada

Jair Daniel da silva

Jacy Francisco Dias da Silva
Porto Alegre

Jairo Ricardo A. Canabarro
Gravataí

Joel Treviso
Guaporé

Júlio Sawaya
São Leopoldo

Juraci T. Bonzato Moro
Garibaldi

Kleber Gauteiro de Souza
Rio Grande

Leandro Oliveira da Luz
Porto Alegre

Luciano Perlin Müler
Porto Alegre

Luciano Reis de Mello
Viamão

Luis Alberto Negrinho Jr.
Porto Alegre

Luiz Antônio
Porto Alegre

Luiz Felipe V. Corrêa Oliveira
Porto Alegre

Márcio Fialho
Cachoeirinha

Marco Antônio da R. P. Filho
Porto Alegre

Maria de Lourdes Dallacort Zampieron
Porto Alegre

Mário César Jobim Soares
Esteio

Mateus Vasconcelos
Porto Alegre

Matheus Cunha Duarte Silva
Rio Grande

Marinez Monteiro
Gravatai

Mauro Rossal Carvalho
Viamão

Paulo Ricardo “Moto Boy”
Porto Alegre

Paulo Ricardo Luiz Mello
Alvorada

Paulo Radamés Fabiano Barbizon

Radamés Fabiano Barbizon
Vacaria

Reni Vilmar
Gravataí

Rogério D. Lavarda
Campo Bom

Romeu F. Bischoff
Igrjinha

Sérgio Luis G. Trindade
Porto Alegre

Sidney J. Mattos Bretanha
Arroio Grande

Zilá Botelho
Viamão

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ernani Pereira o pré-candidato a deputado estadual do PV de Santa Cruz



Neste domingo (13-06) na Churrascaria do Gringo em Santa Cruz a convite de Ernani Pereira presidente do PV da cidade recebeu a visita do pré candidato a governador do Estado do RS pelo PV Montserrat Martins e o também pré-candidato a deputado federal Marco Santos Mikonga. A reunião almoço tratou das estratégias das candidaturas e propostas a serem defendidas pela sigla nestas eleições. Ernani Pereira terá sua candidatura homologada pelo PV RS no próximo dia 20 na Câmara de Vereadores da Capital. Será um dos nomes de representantes de Santa Cruz nas eleições gerais deste ano.

Cartilha do Candidato Verde 2010

Candidatos do Partido Verde!
Executiva Nacional Lança Cartilha para candidatos do Partido Verde
http://www2.pv.org.br/noticia.kmf?noticia=10169135&canal=252

domingo, 13 de junho de 2010

NOVA SEDE ESTADUAL DO PV/RS



As secretárias de Relações Públicas e Comunicação tem a honra de informar a seus militantes, filiados, executivas municipais, simpatizantes, os meios de comunicação e a comunidade o novo endereço da Sede Estadual do Partido Verde do RS, agora em uma das avenidas mais históricas e movimentadas de Porto Alegre: AV Farrapos 2032 no Bairro Floresta.
Em breve comunicaremos os horários de funcionamento e o numero telefônico, bem como a data de inauguração!
Parabenizamos a todos militantes por mais esta conquista!!

Att,

Luciano Müller
Sec. Estadual de Relações Públicas PV/RS
Cel: 78142321

Email: lmuller@hotmail.com
Mikonga
Sec. Estadual de Comunicação PV/RS
Cel:99680409
Email: mikonga@terra.com.br

Vereador Ricardo conversa com Jornalistas da RBS



O Vereador Ricardo Canabarro(pv) Convida O Jornalista Lasier
Martins Para Fazer Parte Do Partido Verde ...lasier Comentou, Quem
Sabe...num Futuro Prõximo...já Que Alguns Jornalistas Estão
Ingressando Na Vida Pública Partidária...mas Hoje Milito Pela R.b.s
...riu...posa Na Foto O Apresentador Tulio Nilmann Ao Lado Do
Vereador Ricardo(pv) E Lasier Martins

Pré-candidata Zila em Aniver Verde



Aniversário da Zilá é comemorado em clima de otimismo em relação a sua candidatura.
A pré-candidata do Partido Verde a deputada estadual Zilá recebeu durante todo o dia de sábado em seu local de trabalho clientes e amigos que foram parabeniza-la por mais uma primavera.A cabeleireira recebeu também lideranças do PV RS entre eles Montserrat Martins, Nelton e Mikonga que prestigiaram a colega verde.

sábado, 12 de junho de 2010

PV de Camaquã + 1 filiado



Dia 05 de junho de 2010, às 11h 45min fizemos a primeira filiação no "Dia Nacional de Filiação do Partido Verde".
O mais novo companheiro é o Designer Gráfico João Itamar Jenischi Duarte.
A corrente foi aberta, agora é só entrar nela!
Presidente PV de Camaquã
LcEvangelista

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Montserrat apresenta na FAMURS Plano de Desenvolvimento Agrário

A convite do Conselho de Secretários Municipais da Agricultura do RS, os pré-candidatos ao Governo do Estado apresentaram nessa sexta-feira dia 11 de junho os seus projetos para a agricultura gaúcha.
O pré-candidato a governador pelo PV, Montserrat Martins, apresentou o Plano de Desenvolvimento Agrário que foi elaborado com a colaboração de técnicos do Partido Verde.
O público presente (cerca de 300 secretários, dos mais diversos municípios gaúchos) recebeu com entusiasmo as propostas do PV, ouvindo-se comentários de que o Plano de Desenvolvimento Agrário do PV "fala a nossa língua", ou seja, corresponde às reivindicações dos agricultores.

PV MULHER REÚNE SECRETÁRIAS EM BRASÍLIA



(10/06/2010 - 10:43)
O PV Mulher Nacional reuniu nesta quarta-feira (9) em Brasília as secretárias estaduais da Mulher de todo o país para debater propostas de políticas públicas e estratégias para alavancar as candidaturas femininas nas eleições 2010.
A secretária nacional da Mulher, Regina Gonçalves, apresentou um documento sobre a condição de vida das mulheres brasileiras no século XXI e propôs uma reflexão coletiva com posterior encaminhamento de propostas e compromissos para ampliar o empoderamento e a representatividade das mulheres na política e na sociedade.
O documento foi elaborado com a contribuição da Secretária Estadual da Mulher de São Paulo, Edna Martins e da socióloga Anna Maria Corbi Caldas.
Regina Gonçalves destacou que "está na mão da mulher do PV a tarefa de traçar um plano de execução de política partidária nos estados com a implantação da secretaria da mulher em cada município". Ela alertou que de acordo com as novas resoluções da legislação, 5% do fundo partidário deve ser destinado à qualificação dos quadros femininos e que 10% do tempo de TV devem ser ocupados com a divulgação das candidaturas femininas.
Participaram do encontro nacional do PV Mulher as secretárias Ana Elisa Prates (RS), Patrícia Paula da Silva Alves (AM), Maria Izabel Correa (PR), Maria do Socorro Albino (RN), Maria do Socorro Catanhede (PE), Laura Beleza Rocha (MG), Marina Agustinho Azevedo (ES), Renata Fortes Fernandes (DF), Adelaide Braga (CE), Jaqueline Vieira Silva Meira (GO), Marlene Mateus do Nascimento (PA), Edna de França Ferreira (BA), Poliana Gatinho (MA), Taciana Menezes (AL), Claudia Rodrigues da Silva (SE), Zelinda Maria Santos Abdalla (RO), Hemilda Duppré - Nena (RJ), além de Mara Prado e Roberta Moreno, do PVSP.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Oficializada Candidatura de Marina Silva



Nesta quinta-feira (10/05) Marina Silva emocionou mais uma vez os integrantes do Partido Verde durante convenção Nacional . A candidatura à Presidência da República de Marina Silva e o vice Guilherme Leal foi oficializada. O comentário de Alfredo Sirkis é que os resultados das pesquisas eleitorias de hoje é apenas o ponto de partida para chegar a vitória nestas eleições.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Edital de Convenção do Partido Verde RS

Edital de Convocação para à Convenção do Partido Verde do Rio Grande do Sul

Pela sua presidente do diretório estadual Marivaine Alencastro, de acordo com o estabelecido no estatuto e na legislação estadual vigente:
Comunica que realizará convenção estadual no dia 20 do mês de Junho de 2010, com início às 8:00 horas e encerramento às 12:00 horas, na Câmara Municipal de Porto Alegre-RS, Avenida Loureiro da Silva, 255 - Porto Alegre - RS.
Com a finalidade de escolher e homologar os nomes dos candidatos à Governador, Vice, Senadores, Dep.Federais e Estaduais‎ das eleições gerais de 2010.

O PODER DO VOTO

O brasileiro mais uma vez tem a oportunidade de mostrar que amadureceu e certamente saberá usar esta poderosa arma da cidadania que é o voto, há bem pouco tempo atrás, muitos poucos tinham o privilégio desse direito, durante todo esse período o eleitor foi usado e manipulado de todas as formas e por conseguinte diversas nomenclaturas foram usadas para apelidar o voto.
O voto a cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do velho coronelismo.
O voto curral, a expressão é usada para designar o sistema de poder político onde as eleições são controladas ou manipuladas por quem detém o poderio econômico e social. Tem sua origem no Império, quando os comandantes da Guarda Nacional, os chamados coronéis, grandes proprietários de terra ou mineradores, decidem em quem a população local deve votar. O "coronel" de cada região arranja empregos e distribui os mais variados benefícios à sua clientela. Os protegidos do "coronel" lhe devem fidelidade, principalmente política, manifestada no momento das eleições. A força dos coronéis é base de sustentação política dos governos estaduais e da própria República das Oligarquias.
Estas são algumas formas mais comuns de controle do eleitor, muito utilizadas nos dias de hoje na politica brasileira, portanto o que se espera definitivamente, é que o cidadão precisa saber que o poder esta em suas mãos, de decidir o seu futuro e de seus filhos, não se joga voto fora, não se anula o voto, nem se vota em branco, não se vota no mais bonito nem no mais marketeiro, e sim no que apresentar o melhor programa de governo, pois com certeza se isto acontecer estará se utilizando da grande oportunidade de transformação e mudança da sociedade.

JANIO ALBERTO LIMA

PRESIDENTE DO PARTIDO VERDE ALEGRETE RS

Nada é impossível de mudar

Nada é impossível de mudar
Bertold Brecht
Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo,
o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito
como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar.
Verdes do Brasil, com felicidade estamos mobilizando esta Nação para devolver a Cor da Esperança ao povo brasileiro, quando no Partido Verde chega a pessoa que mudará os rumos deste país, mesmo que no Caos estejamos, a Vida ressurgirá com fulgor nunca dantes visto, em qualquer momento de nossa história.
O Brasil, como pátria espiritual futura, terá assentada no Poder uma pessoa que carrega em sua bagagem de vida uma cultura temente a Deus e sapiente de sua condição humana e de sua missão na Terra.
Em todo o país, uma ação plural e ordeira se organiza para apoio a pessoa e a luz de Marina Silva, são milhares que já estão prontos para manifestar apoio inconteste e buscar na Esperança e na Cura da terra brasileira a forma de nos afastarmos da mendicância geopolítica em busca de 'status quo' para a "5ª Economia do Mundo", com uma população ainda desassistida pela saúde, pela educação, pela segurança e com fome, sede e doentes num país que gasta bilhões em Armamentos e "Panis et Circus" para o povo, com Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016.
Senhores Verdes, brancos, amarelos, vermelhos, pardos e negros, ou qualquer cidadão com cultura, raça, credo e respeito pelo próximo, quando haverá justiça social e econômica neste país multirracial?

Aqui, de todos os cantos do planeta aportaram cidadãos do mundo, vindos para fazer este país, com o trabalho e esforço de Africanos no tempo escravagista, o qual o Brasil foi o último a assinar a alforria dos Negros, ao tempo da imigração de japoneses, italianos, alemães, russos, e outros tantos povos que aqui hoje vivem entre nós, Brasileiros, miscigenados e multiculturais, multirraciais e que ergueram esta nação.
Nossa ligação ancestral com diversos povos é ditame para nossa ajuda ao Velho Mundo, que está sucumbindo ao desastre ambiental, após séculos de exploração e poluição ambiental que pouco mudou o paradigma humano com o passar do tempo, e a exploração agora é na parte de baixo do globo. Foi lá no primeiro mundo, que Os Verdes europeus na década de 70 iniciaram nossa busca, Verde e planetária pela Paz entre os Povos, pela proteção do Planeta que habitamos nos dias de hoje.
Aqui na Brasil do século XXI, vemos a desenfreada busca por "segurança" de países sul-americanos, que se armam contra inimigos "que não existem", mas a cobiça por "petróleo" que ainda não existe e a "proteção das riquezas da Amazônia" já “estrupada” pelas nações ricas que exploram real e virtualmente nossa água, nossa terra, nosso ar, nossa biodiversidade, nossa qualidade de vida, (prevista pela Constituição Federal de 1988 como responsabilidade de Todos), acabam justificando o "investimento" de 24 bilhões de reais em submarinos, navios, aviões e armas, para proteger "nossas riquezas?". Em nosso país, o Belicista Hugo Chaves e o Nuclear Mahmoud Ahmadinejad já possuem credenciais de "amigos", e o Brasil de lambuja ainda faz acordos pela Paz no Oriente Médio, mas no Rio de Janeiro "paz e trégua" nos Morros é algo que assusta o mundo, pois não se observa solução a curto prazo.
Estamos acordados ou sonhando? Nossa Nação querendo construir mais Usinas Nucleares? O 4º Emissor de CO² queimando não só a Amazônia, mas o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, e jactou ainda, em "meta ambiciosa" para a COP15 em Copenhagen? Em que momento conseguiremos entender qual rumo tomamos? Estamos entrando numa Era de mudanças de valores e dogmas, e precisamos acordar urgentemente para o que virá em breve e para isto teremos que ter serenidade e capacidade de avaliação para mudarmos o "comandante do navio e o imediato, antes que afundemos todos", usando de metáforas.
Não é somente a necessidade de elegermos quem acreditamos, mas acreditando que é possível mudar sempre, e desta vez estamos observando que sendo nossa futura presidente uma cidadã evangélica, negra, está recebendo apoio de milhares de brasileiros, negros, brancos, índios, além de padres, bispos, pais de santo e benzedeiras, budistas e ateus, cidadãos comuns e celebridades, quem sabe até nossos irmãos galácticos, mas todos irmanados numa única voz e pensamento, "Que o Brasil seja a Nação do Futuro", que assim será!
Saudações ambientalistas
Júlio Wandam
Os Verdes de Tapes/RS
Site: http://osverdestapes.blogspot.com

terça-feira, 8 de junho de 2010

Agenda Ambiental

8 de junho

DEBATE SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E FAUNA SILVESTRE

Centro de Eventos do CIEE – sala 3 – R. Dom Pedro II, 861

9 horas – introdução UCs

9h20min – Parque Natural Morro do Osso

9h50min – Parque Natural Municipal Saint’Hilaire

10h20min - intervalo

10h30min – Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger

11 horas – Conservação da Fauna Silvestre

inscrições no local



8 de junho

DEBATE SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Centro de Eventos do CIEE – sala 3 – R. Dom Pedro II, 861

14 horas – Coordenação de Licenciamento Ambiental e Sistema de Licenciamento Ambiental

14h30min – Assessoria Jurídica

15 horas – intervalo

15h30min – Equipe de Controle e Combate à Poluição do Solo

16 horas – Equipe de Controle e Combate à Poluição Hídrica e Atmosférica

16h30min – Mudanças Climáticas / Reunião da ONU de Copenhague

inscrições no local





9 de junho

DEBATE SOBRE FISCALIZAÇÃO

Centro de Eventos do CIEE – sala 3 – R. Dom Pedro II, 861

9 horas – Equipe de Fiscalização do Ambiente Natural/SUMAM

9h30min – EFAN/COE - apresentação com a Fundação de Assistência Social e Cidadania

10 horas – intervalo

10h30min – Equipe de Combate e Controle de Poluição Sonora e Vibração

11 horas – Programa Áreas de Risco

inscrições no local



9 de junho

DEBATE SOBRE ÁREAS VERDES

Centro de Eventos do CIEE – sala 3 – R. Dom Pedro II, 861

14 horas – Praças e Parques – Divisão de Projetos e Construção

14h30min – Mapeamento da Fertilidade do Solo em Porto Alegre – Plano Diretor de Arborização Urbana

15 horas – intervalo

15h30min – Viveiro Municipal

inscrições no local



9 de junho

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO VOL. III DA COLETÂNEA DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DE PORTO ALEGRE

Biblioteca Jornalista Roberto Xavier/SMAM – Av. Carlos Gomes, 2120 – Porto Alegre

19 horas

Promoção: Câmara Municipal de Porto Alegre / SMAM



10 de junho

Curso O GIRASSOL – CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Sala de oficinas junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha

8h30min às 17h

Promoção: Centro de Educação e Informação Ambiental/SMAM

Inscrições: educacaoambiental@smam.prefpoa.com.br (10 vagas)

Informações: (51) 3289.7580 / 7525


10 de junho

2º SEMINÁRIO CIDADE SUSTENTÁVEL – POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO URBANO AMBIENTAL NAS CIDADES

Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger

9h às 17h

Promoção: SMAM

Apoio: Escola Fundação Superior do Ministério Público / Instituto do Meio Ambiente – PUCRS / Metroplan RS / Ministério Público RS

Informações: (51) 3258.1314

Inscrições: reservalami@smam.prefpoa.com.br



10 de junho

2º ENERGIA EM DEBATE – “ENERGIA EÓLICA EM PORTO ALEGRE: UMA POSSIBILIDADE?”

Auditório da CEEE – Av. Joaquim Porto Villanova, 201 – prédio A1 – 4º andar

14h às 17h

Promoção: Centro de Referência em Energias Renováveis e Eficiência Energética de Porto Alegre (CRER-POA) /SMAM

Apoio: Grupo CEEE

Informações e inscrições: www1.portoalegre.rs.gov.br/smaminscricoes – (51) 3289.7529



11 de junho

Palestra DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – o que fazer com lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, latas de tinta e solventes, termômetros de mercúrio – Priscila Flores Magnano – ERES/SMAM

Sala de Oficinas junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha

14 horas

Promoção: Equipe de Resíduos Sólidos/SMAM

Inscrições e informações: eres@smam.prefpoa.com.br – (51) 3289.7595



11 de junho

Palestra MUDANÇAS CLIMÁTICAS / REUNIÃO DA ONU DE COPENHAGUE

Eng. Agr. Celso Copstein Waldemar

Sala de Oficinas junto ao Monumento ao Expedicionário – Parque Farroupilha

16 horas


13 de junho

PASSEIO CICLÍSTICO INTERPARQUES

Saída em frente à Secretaria Municipal de Esportes – Parque Marinha do Brasil

Concentração: 9h30min

Promoção: SMAM / SME

Apoio: Bike Sul / EPTC / Itati

Inscrições: no local e no site da SMAM – www.portoalegre.rs.gov.br/smam

Informações: (51) 3289.7524/7525


Informações gerais: fones (51) 3289.7524/7525

PV Canoas distribuiu mudas


Na tarde de sábado Dia Mundial do Meio Ambiente o Partido Verde de Canoas distribuiu 100 mudas de árvores nativas aos canoenses contribuindo para a compensação de carbono.
Foi uma tarde de muita conversa e conscientização ambiental.
Os verdes de Canoas aproveitaram para intensificar as filiações.

Pres. PV Canoas distribuiu mudas
Sec. Org. Região Metroplitana PV/RS
Cristiano Moraes
Preserve vida verde em Canoas
Fone: 8470-3368

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PV de Poa no dia do Meio Ambiente




Nossa participação na feira ecológica no dia do meio ambiente aqui em Porto Alegre, foi ótimo distribuimos sacolas de lixo para carro, adesivos e mensagem sobre o dia Mundial do Meio Ambiente, contamos com participação da nossa presidente Estadual, nosso pré-candidato ao governo do Estado dentre outros filiados e membros da executiva Municipal, também participaram os presidentes das Executivas de Canoas e Tramandai e pré -candidatos a Deputado Estadual e Federal.

domingo, 6 de junho de 2010

PV RS decide por candidatura própria



Reunidos neste domingo ( 06/06) na Assembléia Legislativa do RS os verdes discutiram critérios sobre as candidaturas e escolhas dos números que cada candidato utilizará. O representante do PRP Sr. Sergio Sparta apresentou proposta de coligação com o Partido Verde, sendo na participação da chapa majoritária e também nas propocionais.Logo após os Verdes avaliaram a possíbilidade e decidiram por meio de votação pela candidatura própria.

A TERRA FEBRIL

CELSO COPSTEIN WALDEMAR Celso

Imagine um policial novato extremamente entusiasmado com o cumprimento de seu dever. Imagine agora que ele tenha de dizer a uma família que seu filho foi brutalmente assassinado a pauladas. Ou então, pense em um médico que recebe a incumbência de lhe dizer que você tem um tumor maligno em metástase. Os médicos e policiais sabem que algumas pessoas aceitam a verdade com dignidade. Mas também sabem que outras tentarão negá-la veementemente, mesmo sabendo que isso não mudará a realidade.
Sejam quais forem as reações, sem dúvida, dar notícias ruins é sempre uma tarefa difícil. Já os médicos e os policiais não têm nenhuma válvula de escape ao cumprir seus deveres. Por essa mesma razão, esse é, para mim, o palestra mais difícil que eu já tive de fazer.A biosfera é um um sistema vivo. Como tal, esse organismo pode desfrutar de boa saúde ou simplesmente adoecer.Nesse momento, tenho a obrigação profissional de trazer uma má notícia a vocês: os centros de análises climáticas em todo o planeta, que são os equivalentes aos laboratórios de patologia dos hospitais, analisaram as condições físicas da Terra e constataram que ela sofre de uma grave doença. Ela está a ponto de contrair uma febre fatal que poderá durar cerca de 100 mil anos.Como médico, devo dizer a você, que é membro dessa grande família chamada Terra, que toda a sua civilização está correndo um grave perigo.Nos últimos três bilhões de anos nosso planeta manteve-se saudável e apto a permitir o desenvolvimento da vida de modo natural. Mas nós poluímos e arranhamos em excesso esse paciente, e o fizemos num momento em que o Sol está superaquecido. Assim, provocamos em Gaia uma febre que agora está se transformando em estado de coma. A Terra já passou por uma situação trágica como essa e demorou mais de 100 mil anos para se recuperar. Nós somos responsáveis por essa nova onda febril e sofreremos duramente as suas conseqüências.Se continuarmos nesse ritmo que conduza o desequilíbrio ambiental, ainda neste século, a temperatura se elevará em cerca de 8oC nas regiões temperadas e 5oC nos trópicos. Grande parte da massa tropical da Terra se tornará deserta, limitando ainda mais os seus mecanismos de auto-regulação. Some-se a isso o fato de que já devastamos 40% de sua superfície com as atividades industriais e agropecuárias e as perspectivas se tornam ainda mais sombrias.Porém, o desenlace mais provável é que bilhões de pessoas morrerão antes da metade do século 21. Os únicos sobreviventes serão os povos que habitam a região do Ártico, onde o clima ainda permanecerá tolerável. Nós não estamos percebendo que a Terra regula sintomaticamente seu clima e sua composição.Estamos cometendo um erro gravíssimo ao liberar para a atmosfera os combustíveis fósseis, os cadáveres sepultados dos seres que viveram nas eras geológicas passadas e que deram origem ao Petróleo e ao Carvão.
Logo descobriremos que essa é uma tarefa impossível de ser continuada. Afinal, temos retribuído com devastação desenfreada a todas as comodidades que o planeta nós tem graciosamente oferecido por milênios.No entanto, você ainda pode estar se perguntando:
“Por quê os políticos e os economistas demoraram tanto tempo para reconhecer o efeito terrivel dos combustiveis fosseis e do desmatamento?
Acredito que seja porque a visão de Darwin foi tão clara e tão bem elaborada que, até hoje, estamos assimilando os seus conceitos. Darwin não dispunha de informações suficientes para saber que os organismos vivos tanto podem se adaptar ao meio ambiente como podem, também, provocar alterações nele.
Se Darwin soubesse que a vida e o meio ambiente estão conectados de maneira tão íntima, ele veria que a evolução envolve não apenas os organismos vivos, mas a superfície planetária como um todo.
Nós vimos a Terra do espaço e, lá de cima, pudemos percebê-la como um sistema vivo. Sabemos que não podemos poluir o ar ou usar a superfície terrestre – os ecossistemas de suas florestas e oceanos – como uma mera fonte de produtos para nos alimentar e fornecer mais conforto. Sabemos instintivamente que esses ecossistemas devem ser preservados porque fazem parte da Terra viva.Todas os povos de origem não européia sabem disso, inclusive os nossos indios Sendo assim o que deveríamos fazer? Primeiramente, temos de nos conscientizar do ritmo acelerado em que as mudanças ambientais estão ocorrendo.E também de como temos pouco tempo para agir se quisermos evitar o pior. Diante da urgência desse quadro, cada comunidade e cada nação devem fazer o maior esforço para mudarmos o mais rapidamente possível a matriz energética com o uso abundante das energias limpas: Solar (aquecimento solar, fotovoltaica, termosolar, energia dos ventos e do álcool da cana de açúcar, do esgoto doméstico e dependendo da metodologia, da energia hidro-elétrica, dos veículos elétricos e daqueles movidos a hidrogênio, da energia das mares, da energia cinética automotiva. Devemos esquecer de utilizar o pré-sal,o carvão do rio grande do sule o petróleo do pólo norte.Podemos chegar a um ponto daqui a 5 anos, 10 anos, 20 anos, nenhum cientista sabe direito, que a única solução no Brasil para tentar evitar (tentar evitar, pois os outros países terão que estar conscientes e colaborar tambem) o nosso holocausto será proibir a criação de bovinos, para permitir que os bovinos não emitam o gás metano e para que os campos virem florestas de novo.Reparem o caos social e econômico que esta medida representa Isto equivale a fazer uma amputação das nossas duas pernas para tentarmos sobreviver de uma infecção grandiosa.Neste momento, Maio de 2010, ainda podemos utilizar um antibiótico para interromper a infecção.Mas antes de tudo, o paciente tem que querer se curar !
E ele vai se curar com 3 remédios:
· Ao Estudar ou aprender Ciências Naturais ou seja como o sistema vivo planetário funciona,
· Ao Propor, reenvidicar e apoiar políticas publicas de mudança da matriz energética e de consumo sustentável.
· Ao Agir politicamente, elegendo políticos comprometidos com esta proposta
· Conscientizando o seu pai, o seu irmão, o seu vizinho, o seu governador, o presidente da república e coletivamente por métodos econômicos e pedagógicos, os demais países do planeta.
Devemos ser conscientes de que devemos pensar na humanidade como um todo e não apenas em nós mesmos.
A mudança ambiental é global, mas cada região do globo tem suas particularidades.
Tenho certeza de que nós, Brasileiros, faremos de tudo para sobreviver.
Mas infelizmente não vejo os Estados Unidos ou as grandes economias emergentes, como a China e a Índia, nesta direção.
O pior é que sabemos que esses países, junto com oBrasil são os que mais emitem gases na atmosfera. A catástrofe, se não agirmos agora irá ocorrer e os sobreviventes terão de se adaptar a um clima infernal.
O mais triste de tudo é que Gaia, como é chamado carinhosamente o sistema vivo da terra perderá muito mais do que nós. Não serão apenas animais selvagens e ecossistemas inteiros que irão desaparecer: desaparecerão também preciosos recursos necessários ao desenvolvimento da civilização.
Na nossa relação com a Terra, não somos meramente uma doença.
Com nossa inteligência e nossa capacidade de comunicação, somos o sistema nervoso do planeta. Através de nós, Gaia foi vista do espaço e ganhou consciência de seu lugar no Universo.
Devemos, portanto, ser o coração e a mente da Terra e não a sua doença. Teremos de ser fortes e parar de pensar unicamente em cada vez consumir.
Não devemos mais acreditar que quanto mais compramos mercadorias, mais felizes seremos.
Seremos mais felizes se:
voltarmos a caminhar mais,a poder ir de bicicleta ao trabalho ou a escola em uma ciclovia, sem o risco de sermos atropelados a comermos menos,a conversarmos mais com nossos filhos, com os nossos pais,a conhecermos nossos vizinhos de rua,a poder andar de noite, nas ruas da cidade com segurança a poder ver mais seguido o nosso por do sol no Guaibaa poder tomar banho na praia de Ipanema despoluída.....
Precisamos tomar consciência de que prejudicamos a vida na Terra e temos de fazer as pazes com Gaia.Devemos fazer isso enquanto ainda somos fortes o bastante para negociar, e não quando formos hordas bárbaras, conduzidas por brutais Senhores da Guerra, matando nosso semelhante para acabar com a nossa fome ou nossa sede.
Sobretudo, devemos recordar que somos parte da Terra e que ela é, antes de mais nada, o nosso lar.Nós temos esta força.Obrigado.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Marina propõe unir todos os programas sociais do País

A pré-candidata à presidência da República pelo Partido Verde (PV), a senadora Marina Silva, propôs hoje a integração dos programas sociais da União, Estados, municípios e iniciativa privada por meio de um cadastro único, aproveitando-se da base de dados do programa Bolsa Família. A proposta, batizada de "3ª Geração de Programas Sociais", tem como objetivo a "inclusão produtiva das pessoas" na sociedade. "Além dos benefícios, os programas sociais precisam permitir que as pessoas passem de beneficiários para protagonistas", disse Marina, em coletiva de imprensa realizada hoje na capital paulista. A alcunha de "3ª geração" se refere ao que Marina classificou de uma evolução nos programas sociais brasileiros, que inicialmente eram baseados em uma política assistencialista.

Filme e debate ecológico



Dia 5 de junho, sábado, amanhã, é o dia do Meio Ambiente. Exibição gratuita e breve debate sobre o tema no auditório Glênio Peres da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, às 15:30. Para nós, não há como pensar o meio ambiente e sua destruição dissociados do impacto na vida animal.
Um filme perfeito para refletir sobre direitos animais e meio ambiente é o tocante Green.
Patrick Rouxel é produtor e diretor da pequena obra-prima. Sem diálogos, expressa tudo o que é preciso. E é esse filme, em excelente qualidade, que prima pela plasticidade e pela emoção, que será exibido gratuitamente neste sábado para ti e tua família

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vereador Ricardo Canabarro(pv) é Pré-candidato A Deputado Estadual


O Vereador Ricardo Canabarro(pv) é Pré-candidato A Deputado Estadual, Reuniu No Galpão Santa-fé Parada 74 ,com Sua Coordenação De Campanha Para O Pleito Deste Ano, Contou Com A Presença Do Pré-candidato Ao Governo Do Estado O Dr¨ Montserrat Martins(pv)e O Dr¨nelson Vasconcelos Fundador Do Partido Verde No Rs E Diversas Lideranças,que Apóiam Essa Caminhada Rumo Á Assembléia Legislativa...dando Início ...á Um Projeto Limpo Para Gravataí...e Ricardo Ressaltou Que Alguns Setores Da Imprensa Local Comprometido Com Os Poderosos Tentam A Todo Tempo Prejudicar Sua Imagem, Mas Ricardo Brincou Que Ninguêm Chuta Cachorro Magro.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PV NH lançará Dr. Gelson e Professor Biuti como candidatos


Grande evento de lançamento das pré-candidaturas de Edison Biuti e Dr. Gelson Heurich, para Deputado Federal e Estadual pelo PV- NH, no dia 28 de maio de 2010.

Foto 160: Da esquerda para direita: Dr. Paulo Ritzel (ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-deputado estadual de NH), Roberto Winkler ( Presidente PV-NH), Dr. Gelson Heurich (Pré-candidato deputado estadual), Montserrat Martins (Pré-candidato governador), Professor Edison Biuti (Pré-candidato deputado federal) e Alexandre Muccillo (Presidente PV-Dois Irmãos).

Atividades do PV RS no dia do Meio Ambiente (05/06)

Várias atividades dos integrantes do PV acontecerão no dia do meio ambiente nos diversos rincões deste Rio Grande, destacamos duas delas;

A Executiva Municipal de Porto Alegre tem satisfação de convidar a todos os filiados e pessoas comprometidas com a causa ambiental para participarem no sábado próximo, DIA 05 DE JUNHO, de um ato em comemoração ao “DIA DO MEIO AMBIENTE”, seguido de uma caminhada do Partido Verde no Brique da Redenção, nos encontraremos às 09 HORAS NA BARRACA DO PV, será distribuído sacolas de lixo para carro, adesivos e mensagens sobre o meio ambiente, contamos com a presença de todos.

Executiva Municipal de Porto Alegre
Giovani Carminatti

Executiva Municipal de Novo Hamburgo

Convidamos a todos os Verdes gaúchos a participar da Grande Caminhada em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.Venham participar deste grande evento, tragam suas bandeiras. DIA 05 DE JUNHO CIDADE: Novo HamburgoEND.: Av. Pedro Adams Filho nº 939, bairro Santo AfonsoHORÁRIO (concentração): 9:00 hs VAMOS PINTAR A CIDADE DE VERDE.
Qualquer dúvida ligar para (51) 81147320 – Roberto

Executiva Municipal Provisória de Novo HamburgoRoberto Winkler – PresidenteGelson Heurich – Secretário de OrganizaçãoEdison Biuti – Secretário para Assuntos Estratégicos