Se eu lhe perguntasse. Quantos índices ou indicadores você conhece? Sem duvida nenhuma sua resposta seria. Muitos!
Isso mesmo lendo o jornal, ou ouvindo as noticias no radio ou televisão, ficamos sabendo como está o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), o IGP (Índice Geral de Preços), o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o IDHab (Índice de Desenvolvimento Habitacional), entre outros.
Índices ou indicadores surgem da necessidade constante de se determinar parâmetros e de se avaliar, determinados segmentos que compõem a sociedade e lhe dão suporte, por exemplo, o setor financeiro, a industria, a construção civil.
Uma empresa norte-americana ligada à pesquisa, criou um novo indicador chamado de Green Transition Scoreboard (Placar da Transição Verde), que no Brasil poderia ser chamado de Índice de Transição Verde.
Mas o que é o GTS, ou o ITV, para nós brasileiros? É o acompanhamento dos investimentos do setor privado, em tecnologias verdes e em todos os setores envolvidos no mercado verde, preocupa-se em avaliar e indicar um caminho na direção do progresso ético e da construção da riqueza, definindo como base o “tripé” planeta, pessoas e benefícios.
Desde 2007, quando iniciou a pesquisa no país norte-americano, até o fim de 2010, os investimentos financeiros do setor privado em tecnologias limpas, energias renováveis, eficiência e construções verdes, já somavam 2 trilhões de dólares e pesquisas indicam investimentos de 1 trilhão de dólares anuais até 2020.
Os institutos de pesquisa brasileiros, públicos ou privados, de reconhecida competência na produção de estatísticas e pesquisas, tem agora, a partir desta pesquisa feita no pais norte-americano, a possibilidade de avançar este importante trabalho que desenvolvem e de dar uma valiosa colaboração para o desenvolvimento sustentável do pais, resta saber se o setor privado brasileiro assumirá o compromisso de caminhar no sentido da transição verde e do progresso ético.
Júlio Faria Corrêa
Secretário de Finanças do PV de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário